Depois de vencer o Cruzeiro, retornar ao G-4 e reviver a esperança do torcedor de disputar a Série A em 2021, o Juventude acabou derrotado pelo Avaí nesta terça-feira (19). O time da Serra sofreu quatro gols na primeira etapa, um na segunda e amargou a derrota por 5 a 2 — Matheuzinho fez os dois do alviverde —, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
O Juventude precisava torcer para um tropeço do CSA — único time capaz de tirar o alviverde da zona de classificação nesta rodada. O resultado favorável não veio. Os alagoanos derrotaram o Botafogo-SP e trocaram de lugar com o time da Serra. O alviverde termina a rodada na 5ª colocação, com 55 pontos. Além disso, o Juventude também vê os adversários se aproximando, o Avaí, por exemplo, chegou aos 52.
Na próxima rodada, os comandados de Pintado recebem o Figueirense no Estádio Alfredo Jaconi. A partida ocorre na sexta-feira (22), às 16h. A vitória é essencial para continuar sonhando com a Série A.
Show de erros
O jogo mostrou, nos primeiros minutos, que seria uma partida movimentada. Logo na primeira boa chance, o Avaí conseguiu abrir o placar. Aos 10 minutos, João Paulo colocou a mão na bola muito próximo da área. A arbitragem marcou falta, que Edílson cobrou com perfeição. No entanto, foi barrado por Marcelo Carné, que espalmou para escanteio. Na cobrança, no minuto seguinte, o alviverde não teve a mesma sorte. Rômulo subiu mais alto que Eltinho, conseguiu o cabeceio e abriu o placar: 1 a 0 para os catarinenses.
O Juventude tentou a resposta rápida, aos 12. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Augusto subiu e conseguiu o cabeceio. No entanto, a bola saiu pela linha de fundo. Essa foi a primeira finalização do alviverde na partida.
O Juventude desperdiçou a primeira, mas na segunda a história não se repetiu. Aos 21, Rafael Grampola recebeu de Renato Cajá, na área, dominou e deu o passe perfeito para que Matheuzinho, na direita, superasse o goleiro e empatasse o placar: 1 a 1 na Ressacada.
Poucos minutos depois do gol do Juventude, o Avaí mostrou novamente a força da sua bola parada. Aos 26, após escanteio cobrado, Marcelo Carné saiu mal e Getúlio cabeceou para o gol: 2 a 1 para o Avaí.
Dois minutos depois, o time catarinense ampliou. Rômulo deu o passe perfeito para João Lucas, na esquerda. Marcelo Carné tentou fechar o ângulo, mas não conseguiu. O lateral catarinense, por sua vez, mandou para o fundo das redes: 3 a 1.
O Juventude diminui, aos 36, novamente com o substituto de Capixaba. Matheuzinho correspondeu às expectativas. Após um bate e rebate na área, o atacante ficou com a bola na direita, pensou rápido, finalizou com a perna canhota e mandou para o fundo das redes: 3 a 2.
Posteriormente, o Avaí ainda teve duas chances de ampliar. A primeira aos 38, com Vinicius Leite, que mandou pela linha de fundo. E a segunda no minuto seguinte, com Rômulo, que cabeceou para fora.
Aos 45, os catarinenses ampliaram a vantagem. Após cobrança de escanteio, Rômulo foi derrubado por Eltinho, dentro da área. A arbitragem assinalou penalidade máxima, cobrada por Edílson. Marcelo Carné caiu para o lado certo, mas não conseguiu fazer a defesa. Com isso, o primeiro tempo terminou em 4 a 2 para o time da casa.
Sem alcançar a reação
Tentando reverter a situação do primeiro tempo, Pintado promoveu duas substituições no intervalo. Rogério, que não apareceu na etapa inicial, saiu para a entrada de Roberto; e João Paulo, que estava amarelado, deu lugar a Gabriel Bispo — que em sua primeira jogada também foi advertido com amarelo.
Aos quatro, Rafael Grampola tentou sua segunda assistência da partida. O atacante recebeu na área e deu o passe para Gabriel Bispo. O volante finalizou forte, mas para fora. Aos oito, foi a vez de Roberto tentar diminuir. De canela, o atacante finalizou para o gol, mas João Paulo afastou para escanteio. Na cobrança, Roberto ainda teve a chance do chute, mas mandou para fora.
Posteriormente, aos nove, foi a vez do Avaí. Rômulo recebeu na esquerda e finalizou, no entanto, não acertou o gol. Aos 24, foi a vez de Grampola tentar o gol. Ele recebeu de Renato Cajá, na área, e finalizou, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Na sequência, um erro de Igor quase foi fatal. O lateral errou o passe e Getúlio ficou com a bola, ele tocou para Leandrinho, que finalizou com muita força, mandando para longe da meta.
Hélder — que entrou aos 31 — teve uma das melhores oportunidades do Juventude na segunda etapa. Aos 34, o lateral recebeu na área e finalizou. A bola ia entrando, mas Alemão tirou em cima da linha.
Como quem não faz, leva. Aos 44, o Avaí fechou a conta com Jonathan. Romulo cruzou na segunda trave e o atacante que mandou para o fundo das redes: 5 a 2. Fim de jogo. A partida ainda se tornou a com mais gols da história do confronto entre Juventude e Avaí. Anteriormente, o placar era um 4 a 1, na Copa Sul de 1999.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série B - 36ª rodada
Avaí 5x2 Juventude
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis
Data: 19/01/2021
Avaí
Glédson; Edílson (Iury, 37/2º), Fagner Alemão, Betão e João Lucas (Rafael Pereira, 40/2º); Pedro Castro, Renato (Jonathan, 37/2º) e Ralf; Vinicius Leite (Bruno Silva, 37/2º), Getúlio (Leandrinho, 17/2º) e Rômulo. Técnico: Luciano Gusso (auxiliar).
Juventude
Marcelo Carné; Igor (Tarta, 39/2º), Wellington, Augusto e Eltinho (Hélder, 31/2º); João Paulo (Gabriel Bispo, intervalo), Gustavo Bochecha (Everton, 26/2º); Matheuzinho, Renato Cajá e Rogério (Roberto, intervalo); Rafael Grampola. Técnico: Pintado
Gols: Rômulo, aos 11 minutos; Matheuzinho (J), aos 21 e aos 36; Getúlio, aos 26; João Lucas, aos 28; Edílson, aos 45 do primeiro tempo; Jonathan, aos 44 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira, auxiliado por Jean Marcio dos Santos e Flavio Gomes Barroca. O trio é do Rio Grande do Norte.
Cartões amarelos: João Paulo, Gabriel Bispo, Igor, Tarta (J)