O Juventude soube sofrer, e com uma atitude de quem realmente almeja o acesso, voltou a vencer na Série B e garantiu o retorno ao G-4. O 1 a 0 sobre o Cruzeiro, neste início de noite de sábado (16), garantiu à equipe alviverde a volta ao quarto lugar, com 55 pontos, dois a mais que o CSA, que ficou no empate com o Avaí.
Restando três rodadas para o final da competição, o gol de Grampola de pênalti, fez com que o Ju voltasse a depender apenas de si para garantir o tão sonhado lugar na Série A em 2021. Na próxima rodada, a antepenúltima da Segunda Divisão, a equipe do técnico Pintado encara o Avaí, às 19h15min, na Ressacada, em Florianópolis. Na sequência, ainda enfrenta o Figueirense, no Jaconi, e o Guarani, em Campinas.
Com o gramado do Alfredo Jaconi encharcado por conta da forte chuva no sábado, o jogo iniciou truncado nos primeiros minutos. E quem tomou a iniciativa foi o Cruzeiro, dando um sinal do que se apresentaria em todo o confronto. Na primeira chegada, William Pottker ganhou de Eltinho na força e chutou cruzado. Marcelo Carné interceptou a bola. Para complicar a situação do Ju, o zagueiro Wellington sentiu dores musculares e foi substituído por Augusto logo aos oito minutos.
Aos nove, outra chegada dos visitantes. Giovanni finalizou forte e o goleiro alviverde apareceu bem mais uma vez. O Juventude encontrava dificuldades na criação e pouco assustava os mineiros. A primeira chegada de maior perigo veio aos 21. Capixaba recebeu pelo lado direito e ganhou na jogada individual de Matheus Pereira. Na entrada da área, foi puxado pelo lateral. Pênalti assinalado pelo árbitro Paulo Roberto Alves Júnior. Grampola cobrou firme, quase no meio do gol e abriu o placar: 1 a 0.
Mesmo com a vantagem, o Ju não conseguiu tomar as rédeas da partida. A equipe mineira era mais perigosa, especialmente quando chegava pelos lado de campo. Aos 27, Giovanni fez jogada individual pela esquerda e cruzou para Adriano desviar de cabeça, sobre o gol de Carné.
Aos 38, em cobrança de falta, Igor levantou para a área e Grampola se esticou todo, mas não alcançou. Aos 40, o Cruzeiro voltou a levar muito perigo. Felipe Machado cobrou falta pelo lado direito e Pottker, sozinho, desviou na pequena área, sem direção. Na reta final da primeira etapa, mais um problema para Pintado. Capixaba avançava em velocidade no contra-ataque quando sentiu a região posterior da coxa direita. Mais uma substituição obrigatório e Matheuzinho entrou no time.
Na segunda etapa, com Roberto na vaga de Rogério, o Ju seguiu com a proposta de ser um time reativo. Em duas oportunidades, Matheuzinho ganhou de Rafael Luz, mas pecou na finalização. Aos cinco, Sobis chegou a balançar as redes após receber de Cáceres, mas estava impedido e a jogada foi invalidada.
O Cruzeiro seguia melhor e, aos 13, após um corte parcial de Eltinho, Rafael Sobis pegou da entrada da área e finalizou no ângulo. Carné fez grande defesa e espalmou para escanteio.
Aos 18, em rápido contra-ataque, Manoel escorregou e Grampola avançou em velocidade. O centroavante puxou para o meio e bateu de pé direito, longe da meta de Fábio. Na resposta do Cruzeiro, dois minutos depois, Pottker recebeu na área e finalizou sobre o gol.
Nas últimas mudanças do jogo, Pintado mandou a campo Neto e Éverton, aos 21, nas vagas de Cajá e Grampola. Seguia o confronto de um time só. O Cruzeiro tinha a posse de bola, enquanto o Juventude só marcava.
Em uma das poucas estocadas de contra-ataque, aos 28, Matheuzinho recebeu na esquerda e cruzou para Roberto dentro da área. O atacante tentou a finalização de primeira e errou a pontaria.
Sem acertar os passes ou reter a bola no campo de ataque, o Ju viveu momentos de drama até o final. Aos 41, Cáceres cruzou da direita e Felipe Machado cabeceou nas mãos de Carné. No minuto seguinte, Eltinho errou o passe no meio-campo e Pottker ficou com a bola pelo lado direito. O atacante ex-Inter finalizou de fora da área e a bola explodiu na trave.
Nos acréscimos, restou ao Juventude se defender e suportar a pressão mineira. Eficiente e com muita garra, o time alviverde garantiu os três pontos, fundamentais para o objetivo da temporada.
Ficha técnica
Juventude
Marcelo Carné; Igor, Wellington (Augusto, 8/1º) , Emerson e Eltinho; Gabriel Bispo, Gustavo Bochecha; Capixaba (Matheuzinho, 46/1º), Renato Cajá (Neto, 21/2º) e Rogério (Roberto, int.); Rafael Grampola (Everton, 21/2º)
Cruzeiro
Fábio, Raúl Cáceres, Manoel, Ramon, Matheus Pereira (Rafael Luz, int.) ; Adriano, Felipe Machado (Jadson, 48/2º), Giovanni (Weliton, 45/2º); Willian Pottker, Rafael Sobis, Airton (Marcelo Moreno, 33/2º).
Gols: Rafael Grampola (J), de pênalti, aos 21min, no primeiro tempo.
Amarelos: Eltinho, Bochecha, Neto (J); Rafael Sóbis, Airton (C).
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr, auxiliado por Rafael Trombeta e Luciano Roggembaum (trio paranaense).
Local: Estádio Alfredo Jaconi.