O Juventude volta a enfrentar o Cruzeiro, no Estádio Alfredo Jaconi, após quase 14 anos. A última vez que os dois times jogaram em Caxias do Sul foi em 2007, pela Série A do Brasileiro, e com vitória alviverde por 1 a 0, gol do centroavante Tadeu. Um ano antes, o Verdão também venceu, dessa vez por 2 a 0, com dois gols do camisa 9 Christian. Portanto, nos últimos dois confrontos na Serra, o Juventude venceu.
Em 2006, o Ju teve uma atuação marcada pela segurança e pela dedicação. O time alviverde passou pelos problemas extracampo da época — como os salários atrasados — e conseguiu fazer 2 a 0 no Cruzeiro pela 23ª rodada do Brasileirão. Assim, voltou a subir na classificação – saltou do 11º para o oitavo lugar na época. Tanto neste jogo quanto em 2007, o goleiro Fábio esteve em campo, e ele estará no gol do time mineiro neste sábado (16), às 19h.
Em 2006, o Juventude abriu o placar com Christian, em cobrança de pênalti à meia-altura, aos 16 minutos. O Verdão ampliou com um belo gol. Aos 45 minutos, Ivo sofreu falta no meio-campo. O árbitro catarinense Paulo Henrique de Godoy Bezerra deu vantagem, aproveitada por Wellington, que lançou Marcel na direita. O meia foi à linha de fundo, parou, viu Christian entrando e cruzou. Com estilo, de olho aberto, antevendo onde a bola iria parar, o centroavante cabeceou. Fábio e não pegou: 2 a 0.
Na oportunidade, o Juventude jogou com: André; Fábio Ferreira, Rafael e Igor; Wellington, Renan, Walker, Ivo (Fernando, 20/2º), Marcel (Leandrinho, 39/2º) e Márcio Azevedo; Christian (João Paulo, 45/2º). Técnico: Ivo Wortmann.
O Cruzeiro teve: Fábio; Élson, Luizão, Gladstone e Júlio César; Léo Silva (Michel, 7/2º), Aldo (Kerlon, 33/2º), Sandro, Geovanni; Carlinhos Bala e Élber (Diego, 17/2º). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Nova vitória em 2007
O Cruzeiro vinha de nove jogos invicto no Brasileirão Série A. O Juventude venceu e acabou com a invencibilidade mineira. Aos 41 minutos do primeiro tempo, confusão na meia-lua do Cruzeiro. A bola sobra para Tadeu. O centroavante não dominou, nem ajeitou. Ele esperou a bola quicar e finalizou girando de esquerda. Chutaço que venceu o goleiro Fábio. Ju 1x0 Cruzeiro. Apesar da vitória, o Juventude não saiu da 18ª posição naquela 24ª rodada do Brasileirão Série A. Na equipe alviverde, estava Renato Cajá, que havia sido contratado da Ferroviária-SP.
O Juventude jogou com: Michel Alves; Nunes, Leonardo Silva e Régis; Barão, Júlio César, Vanzini, Fábio Baiano (Bruno, 20/1º) e Zé Rodolpho; Renato Cajá (Lauro, 23/2º) e Tadeu (Luciano, 32/2º) Técnico: Beto Almeida.
O Cruzeiro teve: Fábio; Mariano, Emerson, Thiago e Jonathan (Diego, 38/2º); Ramires, Charles, Maicosuel; Wagner (Nenê, 30/2º); Marcelo Moreno e Alecsandro (Roni, 11/2º) Técnico: Ivan Rizzo (Dorival Júnior estava suspenso).