A Série B chega na sua reta final. A competição terá a última rodada no dia 30 de janeiro. No entanto, o Juventude pode terminar esta semana com a sonhada vaga na Série A do Campeonato Brasileiro. O Verdão terá dois jogos em quatro dias. Primeiro diante do Avaí, nesta terça-feira (19), em Santa Catarina, e depois contra o Figueirense, na sexta-feira, no Alfredo Jaconi.
Atualmente, com 35 rodadas disputadas, o Ju está em quarto lugar com 55 pontos, dois a mais que o CSA. Para confirmar o acesso matematicamente nesta semana, o Juventude precisa vencer os seus dois jogos — contra Avaí e Figueirense — e torcer para o CSA somar no máximo quatro pontos nestas duas rodadas. A equipe alagoana enfrenta o Botafogo-SP, nesta terça, às 19h15min, fora de casa, e na sexta recebe o Brasil-Pel, às 19h15min, em Maceió. Neste cenário, o Ju chegaria aos 61 pontos e o CSA aos 57 e faltariam somente mais três a serem disputados na última rodada.
Agora, se o Juventude somar quatro pontos — contra Avaí e Figueirense —, precisa torcer para o CSA somar no máximo dois contra Botafogo-SP e Brasil-Pel. E, além disso, Ponte Preta e Operário-PR, que hoje tem 51, não poderiam vencer os seus dois jogos. Ou seja, poderiam somar no máximo quatro pontos (uma vitória e um empate). A Ponte enfrenta Chapecoense, fora, e CRB, em casa. Já o time paranaense tem Cruzeiro, fora, e Guarani, em casa, como rivais.
O que o Juventude precisa para subir nas duas próximas rodadas:
- Vencer os dois jogos e torcer para o CSA somar no máximo quatro pontos;
- Se vencer um jogo e empatar outro, torce para o CSA somar no máximo dois pontos e Ponte Preta e Operário-PR no máximo quatro pontos cada. Nesta hipótese, o Ju só irá saber se consegue ou não subir na segunda-feira (25), quando o Operário-PR joga contra a Chapecoense, pela penúltima rodada.