O Juventude está com 52 pontos, na quinta colocação da Série B. A equipe alviverde tem a mesma pontuação do quarto colocado, CSA. No entanto, no critério de desempate, o time da Serra fica fora da zona de classificação. Isso porque, o Ju tem uma vitória a menos que os alagoanos.
As projeções indicam que com, no mínimo, 59 ou 60 pontos, as equipes conquistem o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Ou seja, dos 12 que estão em disputa, o Juventude precisa somar, ao menos, sete ou oito, para sonhar com a Elite do Brasileirão.
— Eu vejo estar no G-4 ou na situação que nós estamos ótimo. Pontuação de G-4, e nos critérios que estamos saindo. Sempre cobramos isso dos jogadores, estar no bolo principal. Se a gente chegar no último jogo na frente, ótimo. Mas se chegarmos dependendo de um ponto, de três pontos, é isso que é importante — explica o vice-presidente de futebol do Juventude, Osvaldo Pioner.
Dos 45 pontos que disputou no segundo turno, o Juventude conquistou 21. Ou seja, tem um aproveitamento de 46,7%. Ao final do primeiro turno, no entanto, o alviverde tinha um aproveitamento de 54,4%, com 31 pontos conquistados em 57 disputados. A meta para essa segunda parte da competição era conquistar os mesmos 31 pontos.
— No final do primeiro turno, a gente colocou que precisaríamos brigar com a nossa pontuação do primeiro turno. Nós precisaríamos repetir essa pontuação do primeiro turno, porque no final ia ser muito difícil. Agora, cada um está jogando o jogo da vida ou jogo da morte. Então, evidente que nós sabíamos que ia estreitar e ficar muito difícil, mas a gente está controlando isso também — expõe Pioner.
No primeiro turno, o Juventude conseguiu somar oito pontos nas últimas quatro rodadas. Portanto, quando enfrentou o Cruzeiro estava com apenas 23. Inclusive, ao final do turno, a equipe da Serra terminou a competição no G-4:
— Só como curiosidade, a nossa pontuação hoje, em relação ao primeiro turno: estamos devendo dois pontos para o primeiro turno. Somando esse jogo de sábado, que a gente somou no primeiro turno um ponto, se a gente conseguir somar dois agora, a gente fica exatamente igual ao primeiro turno, que é o que nos levou a uma pontuação muito boa e nos levou a terminar em quarto lugar. É isso que nós estamos acreditando, os jogadores têm consciência disso e é isso que vamos buscar.
A partida contra o Cruzeiro ocorre neste sábado (16), a partir das 19h, no Estádio Alfredo Jaconi. No primeiro turno, as equipes ficaram empatadas em 0 a 0 no Mineirão.
Polêmica envolvendo zagueiro
Depois da derrota para o Brasil-Pel, uma polêmica tomou as redes sociais alviverdes. O zagueiro Genílson curtiu as fotos do também zagueiro Diego Ivo, ex-Juventude, que marcou o segundo gol do Xavante. Os jaconeros não ficaram satisfeitos com a atitude do atleta e cobraram a direção.
— Evidentemente, a diretoria não concorda com essa postura, não concordou com essa atitude, mas é uma coisa muito pessoal dele, que a gente conversou, conversou com ele, conversou internamente. Essas coisas a gente vai decidir, senão hoje, amanhã, ou depois. Não vamos deixar nada sair do foco principal (o Cruzeiro). É uma posição dele, que a gente não concordou, mas o nosso foco é o Cruzeiro. Estamos focados nisso, treinando para isso, estudando bem o Cruzeiro. Esperamos surpreender o Cruzeiro e conseguir uma vitória sábado — explicou Pioner.