O Brasil-Fa se consolidou como a terceira força do futebol feminino no Rio Grande do Sul. Pelo segundo ano consecutivo, a equipe rubro-verde conquistou o título do Interior no Campeonato Gaúcho e garantiu a classificação para o Campeonato Brasileiro A-2 na temporada de 2021.
— O título coroa um ano de muito trabalho e que não foi fácil. Muitas adversidades, mas terminamos bem e provando que o Brasil-Fa é a força do interior no futebol feminino. Somos essa força, porque a gente respeita os adversários e por isso entregamos sempre algo a mais dentro de campo — afirma o treinador Guilherme Lange.
O técnico das meninas também acredita que a segunda participação no Brasileiro da Série A-2 será melhor. Na temporada 2020, com todos os problemas da pandemia de coronavírus, a equipe conquistou uma vitória e teve outras quatro derrotas. Só que isso deu experiência para rever os caminhos e entender como funciona a competição.
— Jogamos um primeiro ano de brasileiro e não é fácil. Eu não estava à frente em todo campeonato, estava o professor Luciano (Almeida). Tivemos atuações boas, mas faltou a gente fazer alguns gols contra os times grandes — lembra Lange, que complementa:
—A gente criou uma casca e uma bagagem grande nesse primeiro ano. Tenho certeza que o próximo será diferente. Vamos brigar por uma colocação melhor e pela classificação em 2021.
Como testou positivo para covid-19 na semana passada, o treinador não pôde acompanhar a partida da beira do gramado. Viu pela internet os gols de Greyce, Tuca, Bruninha e Alice que garantiram o título – Helena descontou para o Estrela. Uma forma diferente de trabalhar, afinal ele tentou se comunicar com o time por telefone.
— Eu me criei vendo jogos nas Castanheiras e gosto de estar no clube. Estou há mais de dois anos ali dentro. Quando recebi o resultado do exame na sexta, trabalhamos o ano inteiro, a gente se cuida e testei positivo, foi uma pancada meio forte. Estou me cuidando, estou na melhor companhia do mundo, que é a minha família. Porém, triste por ser num jogo da final — comentou o técnico.