O Juventude descansou, treinou e se reforçou. Após os 3 a 1 sobre o Confiança, o grupo teve cinco dias de preparação para o duelo das 20h desta segunda-feira (14), contra o Vitória, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Foi um período importante para o técnico Pintado ajustar o time para um desafio que pode deixar o alviverde na liderança ao final do dia.
Depois de muito falar da série de viagens e jogos, Pintado valorizou o período de trabalho com o grupo:
— Foram dias importantes para a recuperação. Todas as equipes vêm buscando esse tempo para se recuperarem do desgaste. Imaginamos que, defensivamente, poderemos estar mais bem posicionados.
Além de recuperar boa parte dos jogadores que participaram da maratona inicial da Série B, o período serviu também para que o meia Wagner e o zagueiro Nery Bareiro tivessem a documentação regularizada e pudessem ficar à disposição para atuar na partida desta segunda-feira. A tendência, aliás, é que os dois comecem como titulares. Pintado não chegou a confirmar a utilização deles, mas deu uma dica que condiciona essa situação:
— É importante para darmos um pouco mais de identidade para esses jogadores que estão chegando.
Contra o Confiança, o Juventude iniciou pressionado e só conseguiu reverter o placar na segunda etapa. Diminuir a oscilação do time durante as partidas é um dos desafios que Pintado teve na semana quase cheia de treinamentos. Ainda assim, o técnico sabe que essa condição não depende apenas de seus comandados:
— Não existe uma equipe que jogue os 90 minutos com a mesma intensidade e qualidade porque tem um adversário do outro lado que, às vezes, te proporciona algumas situações que dificultam um rendimento dentro do jogo. Mas o que temos que fazer é buscar melhorar essa consistência que todas as equipes estão buscando — afirmou Pintado, ressaltando a importância de equilibrar os setores:
— Nós somos o segundo melhor ataque da competição. Isso é um ponto positivo. Ao mesmo tempo em que temos que melhorar defensivamente, vamos buscar esse equilíbrio para seguirmos fortes.
A partir deste confronto, começa uma nova maratona para o Ju, com jogos importantes na parte de cima da tabela da Série B e decisão na Copa do Brasil, em dois jogos contra o CRB. No entanto, com o grupo descansado, vários recuperados e reforços aptos, a equipe alviverde parece pronta para encarar os desafios que terá na sequência.
— Já mostramos que o grupo é muito forte. Havia falado isso no início do trabalho. Temos dado condições para todos os atletas para estarem em ritmo de jogo, no mesmo nível. As duas últimas rodadas, principalmente, mostraram que deu resultado tudo isso — concluiu Pintado.