Em 10 anos de trajetória, o Projeto Impulso, idealizado pelos dançarinos Akácio Camargo e Maria Lilith da Cruz, já marcou a história de, pelo menos, 700 crianças e adolescentes do bairro Planalto, em Caxias do Sul. O projeto social comemora uma década de atividades com um presente para a comunidade caxiense: serão realizadas três apresentações gratuitas no Teatro Pedro Parenti, neste final de semana.
No sábado (6), às 20h, será apresentado o espetáculo Alice, seguido de uma suíte com coreografias já exibidas durante os 10 anos de existência do grupo (esta sessão está com ingressos esgotados).
No domingo (7), é a vez de Branca de Neve, às 15h, Sítio do Pica Pau Amarelo 100 Anos de Boneca Emília e La Nostra Festa, às 20h. Ainda há ingressos para essas duas sessões.
— O espetáculo Alice é uma remontagem, porque na primeira vez que montamos, a gente fez o projeto com os bailarinos mais velhos. A gente colocou os mais experientes para fazer os papéis principais. Dessa vez, a gente optou por colocar uma Rainha Vermelha de 10 anos de idade, mas que consegue segurar toda a cena. Ela já viu outras meninas apresentarem. Agora, ela vai conseguir estar nesse lugar — orgulha-se Akácio.
O projeto, que atua na Zona Leste de Caxias do Sul, tem ajudado bailarinos a se profissionalizarem e seguirem na área, conforme revela Akácio.
— Tenho alunos que já estão na faculdade e que estão no mercado de trabalho da dança. A gente vê, aos poucos, que o que a gente plantou está germinando e florescendo. É tudo que a gente sempre quis! Porque, além do projeto ter esse cunho de profissionalizar alunos e de colocar no mercado de trabalho. Também tem toda a questão de trabalhamos com o olhar social para acolher os alunos que chegam em vulnerabilidade social, mesmo que não seja um aluno que queira ser profissional — pondera.
Durante as apresentações, o público poderá assistir, também, vídeos que contam a trajetória do Projeto Impulso desde as suas primeiras atividades, na garagem da casa dos pais de Akácio Camargo, até a conquista do espaço próprio, com salas coloridas e com espelhos, pensados especialmente para a prática da dança.
— A gente está prosperando, em um futuro próximo, queremos ter um pavilhão nosso para poder atender mais a comunidade dentro do bairro Planalto. Nesse momento, estamos no processo de nos tornar uma organização não-governamental, que é um sonho — projeta Akácio.
Destaques do projeto
Entre os destaques dos 10 anos de Projeto Impulso, estão também a homenagem recebida da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em 2023 e a participação da comemoração oficial do centenário de Monteiro Lobato, em 2020, quando a bisneta do escritor, Cleo Monteiro Lobato, saudou a montagem inspirada na obra e participou de uma live depois da estreia virtual do trabalho.
Programe-se
- O quê: Comemoração dos 10 anos do Projeto Impulso, com apresentações gratuitas;
- Onde: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura - Rua Dr. Montaury, 1.333);
- Quando: sessão de sábado (6) está esgotada. Domingo (7), às 15h (Branca de Neve) e às 20h (Sítio do Pica Pau Amarelo 100 Anos de Boneca Emília e La Nostra Festa).
- Quanto: entrada gratuita, os convites devem ser retirados antecipadamente na bilheteria da Casa da Cultura.