As últimas duas exposições do ano inauguram nesta sexta-feira no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, ambas com visitas guiadas a partir das 19h30min.
Na Galeria de Artes, Errantes, de Thiago Quadros, traz 55 pinturas em acrílico e óleo sobre tela, lona e portas de madeira, na qual o artista caxiense buscou como inspiração pessoas que caminham pelas ruas da cidade para compor personagens mostrados frontalmente.
– O processo criativo para esta exposição partiu de vídeos que fiz de pessoas aleatórias caminhando pelas ruas de Caxias, sempre em ângulo frontal. Os frames destas pessoas foram ampliados até que elas ficassem irreconhecíveis, e só então eu começava a pintar inspirado nesta imagem distorcida. Ao mesmo tempo em que cada pessoa pode ser qualquer um, ela também não 4 ninguém – detalha Thiago.
Como resultado, o artista busca trazer reflexões sobre a margem de improviso que podem existir tanto na vida quanto na arte:
– O título da exposição traz essa provocação sobre a ideia de errar. O ser errante é alguém que caminha livre, sem destino, e nisto se aproxima da contracultura e do sonho hippie de romper fronteiras. Ao mesmo tempo, a pessoa que erra, no sentido de cometer erros, é alguém que possui e exercita essa qualidade que nos torna humanos. Como artista, quero que a pintura seja como um solo de jazz, em que o improviso esteja muito presente e que meus erros estejam marcados pictoricamente, mantendo as marcas das pinceladas.
Em janeiro, Thiago irá realizar como atividade integrante da exposição um encontro chamado “Elogio ao Erro”, em formato de bate-papo e oficina voltados para pintura, abordando conceitos de Obra Aberta, Campo Expandido e Working in Process, três campos teóricos da arte contemporânea que estão presentes na exibição. A oficina é gratuita e tem vagas limitadas com inscrições até o dia 22 de janeiro, via UAV DIGITAL (https://sites.google.com/view/uavdigital).
OLHARES SOBRE A MULHER
Como atividade da disciplina de Curadoria, um grupo de acadêmicas do curso de Artes Visuais da UCS pinçou 20 obras do acervo do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (Amarp), em que a representação da mulher na arte é o tema central.
Intitulada Representação: Olhares Efêmeros sobre a Mulher, a coletânea traz pinturas, desenhos e fotografias, compondo um amplo painel de linguagens e também de tipos humanos retratados com sensibilidade, demonstrando a efemeridade do olhar sobre a mulher perpassando diferentes épocas.
A visita guiada terá a presença das estudantes que assinam a curadoria e também da professora e coordenadora dos cursos de Artes do Campus 8, Silvana Boone.
PROGRAME-SE
O quê: exposição “Errantes”, de Thiago Quadros, e “Representação: Olhares Efêmeros sobre a Mulher”, de vários artistas.
Quando: abertura nesta setxa-feira, a partir das 19h30min. Visitação até 28 de janeiro de 2024 (exceto 23/12 a 1/1).
Onde: Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul.
Quanto: eventos gratuitos.