O Bloco da Ovelha, neste ano, abre alas para a tradição carnavalesca de Caxias do Sul. A faixa de Ovelheza será, de forma inédita, compartilhada por duas pessoas: os passistas Sabrina Bianchi, 21, e Halley Roberto de Lemos, 36. O posto de destaque no bloco, até então ocupado por mulheres, se assemelha ao de "Rainha de Bateria", mas nunca se restringiu, obrigatoriamente, ao gênero feminino, tendo como premissa a valorização de figuras que representem a diversidade.
Desta vez, a escolha também teve como objetivo fomentar o movimento de união entre as diferentes formas de celebrar o Carnaval, prestando uma homenagem às agremiações que integram a cena carnavalesca da cidade e que, por falta de incentivo público, não desfilarão.
— Existe uma ideia de que os blocos e as escolas de samba sejam coisas diferentes, nossa ideia é unir essas duas vertentes da festa pra ter um Carnaval cada vez mais forte em Caxias — afirma Leonardo Ferrolho, organizador do Bloco da Ovelha.
Tio e sobrinha, Halley — o Tripão — e Sabrina são figuras conhecidas e reconhecidas da folia de Caxias do Sul, da qual fazem parte desde a infância. Os dois integram o Grupo Samba Show e já desfilaram por diversas escolas de samba caxienses. Em 2016, foram campeões do Carnaval com a Mancha Verde e Halley levou para casa o Estandarte de Ouro de Melhor Passista do Carnaval de Caxias.
— É uma grande satisfação estar representando o Carnaval de Rua com o Bloco da Ovelha. Temos o mesmo objetivo: fortalecer o Carnaval que, aos poucos, está retornando — declara o passista.
Carnaval 2023
Diversos eventos já estão sendo promovidos pelo Bloco da Ovelha, em alusão ao Carnaval 2023, que tem como tema "De volta para o passado", mais especificamente 2016, último ano de desfile antes do corte de repasses municipais à festividade. A grande festa ocorre no próximo sábado, dia 18 de fevereiro, a partir do meio-dia, na Casa Paralela. Em cortejo, os foliões "descem a Tronca na contramão", a partir das 14h, rumo à Praça das Feiras, onde a folia se estende até o final da tarde.
Depois de cumprir a "missão Ovelheza", os passistas caxienses também vão brilhar no Complexo Cultural do Porto Seco, pela Imperadores do Samba, na retomada dos desfiles de Porto Alegre marcada para os dias 3 e 4 de março.