Há mais de 30 anos dando voz em português aos filmes e séries protagonizados por Sylvester Stallone (Rambo, Rocky, O Rei de Tulsa, entre outras produções), o dublador caxiense Luiz Feier Motta, 64, teve sua trajetória profissional reconhecida na última terça-feira. Motta recebeu das mãos da vice-prefeita Paula Ioris a Medalha Monumento Nacional ao Imigrante, honraria dada a caxienses de destaque em suas áreas de atuação.
A distinção foi sugerida pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), em função das dublagens de Motta em muitos filmes nos quais os esportes estão no centro das tramas. É do caxiense a voz de Michael Jordan, no filme Space Jam e na série Arremesso Final, a respeito de basquete; de Steven Segal, em filmes de artes marciais/aikido, e de Morgan Freeman, em Menina de Ouro, sobre o mundo do boxe. A voz de Motta se destaca também na série Cobra Kai, de karatê, e no documentário Fastest, a História de Valentino Rossi, sobre motovelocidade.
- É um reconhecimento importante pro parte da prefeitura, porque acho que sou o único dublador caxiense ainda em atividade. Eu saí daqui muito cedo, com 20 anos, para lutar pelo meu sonho, e esse reconhecimento me deixa muito honrado. Na ocasião (da entrega da medalha) soube que há uma cena de Rocky V, que conta com a minha dublagem, e que é utilizada como vídeo motivacional em muitas academias e em competições, por atletas profissionais. Isso também me deixou muito feliz , por saber que meu trabalho tem esse alcance e inspira pessoas - comenta Motta, que também da voz aos filmes mais recentes do Wolverine, interpretado por Hugh Jackman.
Alguns dos trabalhos atuais de Motta estão em cartaz em diferentes serviços de streaming, como Cobra Kai e Yu Yu Hakusho (Netflix) e O Rei de Tulsa e Família Stallone (Paramount +). O caxiense também trabalha na dublagem do próximo lançamento de Sylvester Stallone, Blindados, previsto para estrear em fevereiro nos cinemas.