Comemorando 70 anos em 2023, a Muraro Bebidas, de Flores da Cunha, celebra o presente e projeta o futuro sem esquecer de como toda essa trajetória começou, lá pelos idos de 1953.
Filho de imigrantes italianos, Ernesto Gaetano Muraro, o fundador da empresa, trabalhava como agricultor em uma área de terra nas barrancas do Rio das Antas. Bastante conhecido em Flores, devido à sua atuação como maestro do coral da igreja, acabou envolvendo-se com o cooperativismo. Começava a se destacar aí uma vocação nata para os negócios.
Em 1953, incentivado pela esposa Margarida, seu Ernesto fundou, juntamente com alguns amigos e parentes, a Muraro & Cia Ltda, focada na produção de vinhos. Com o passar dos anos, o pequeno galpão inicial, de pouco mais de 400 metros quadrados e algumas poucas pipas de madeira, começou a se modernizar.
Foi a época em que a busca por novos mercados pelo Brasil e a vontade de desenvolver outros produtos dialogou com a chegada do filho Claudio Muraro, recém-egresso do serviço militar, cheio de ideias e com muita vontade de fazer o negócio prosperar.
DESTILADOS
Nos anos 1960, a empresa adquiriu o primeiro destilador, com o qual extraía o aguardente, produto precursor da linha de bebidas destiladas - na década de 1970, a Muraro foi uma das primeiras empresas gaúchas a produzir vodka, o que contribuiu para ampliar o parque fabril, a produção e o armazenamento.
Já nos anos 1980 foi construída a fábrica 2, maior e mais moderna, mesma época em que Renato Muraro, filho de Claudio, começou a compartilhar com o avô e o pai os ensinamentos de gestão, produção e comercialização das bebidas.
Uma trajetória que chegou à quarta geração em 2014, quando ingressou na empresa Frederico, filho de Renato — juntamente do pai e do avô, Frederico lidera a expansão do negócio.
— A Muraro iniciou no ramo vitivinícola pela cultura e tradição, porém, foi na categoria de destilados que encontrou sua real vocação. Foram estas bebidas que possibilitaram a empresa a se diferenciar —destacou Renato Muraro na entrevista concedida ao caderno +Serra, do Pioneiro, no final de julho.
Festa da Uva e Fenavindima
São mais de 20 marcas diferentes produzidas pela Muraro Bebidas, entre vodkas, whiskys, coquetéis, licores e aperitivos. Impossível, porém, não destacar dois clássicos: a Vodka Popokelvis e o Green Valley, cujo slogan “o whisky da garrafa vazia” é um clássico.
Nas imagens desta página, alguns momentos dessa trajetória, com destaque para a participação da empresa nas duas principais “vitrines” de divulgação de produtos da Serra nos anos 1960 e 1970: a Festa da Uva e a Fenavindima.
NOVIDADES
Entre as ações da Muraro Bebidas para celebrar os 70 anos estão o lançamento de uma cachaça e de um rum alusivos ao aniversário, além de novidades comerciais no segmento de aperitivos e licores. Também estão programados o lançamento de um novo vídeo institucional e um livro com o resgate histórico da empresa.