A comunidade de Santa Lúcia do Piauí celebra neste domingo (30) a 11ª edição da Festa da Produção e a Festa em Honra a Santo Isidoro, padroeiro dos agricultores e camponeses.
A partir das 9h30min, uma grande procissão de tratores, máquinas agrícolas e caminhões sairá da Igreja de Santo Isidoro e da localidade de Água Azul em direção à Matriz de Santa Lúcia, onde os produtores recebem a bênção de seus meios de transporte e participam de uma missa. Também haverá almoço típico colonial - informações pelo (54) 3266.1234.
Toda essa história teve origem ainda na década de 1960, época das antigas Exposições de Produtos Agrícolas organizadas pela Diretoria de Fomento e Assistência Rural, sob o comando do engenheiro agrônomo José Zugno (1924-2008).
Era quando os agricultores do distrito participavam de um grande evento para expor seus produtos agrícolas, com diversas premiações em cada categoria (reprodução abaixo).
A CAPELA
Conforme destacado pelo pesquisador Éder Dall’Agnol dos Santos, a atual Capela de Santa Isidoro foi inaugurada em 19 de dezembro de 1965, na então zona Bonalume como era conhecida a região.
O senhor Ângelo Bonalume fez a doação do terreno para construção do templo. Já o pequeno altar da igreja foi construído pelo fotógrafo e marceneiro Fiorentino Rodolfo Cavalli e doado por Olmiro Bonalume, filho de Angelo.
No livro tombo da Paróquia de Santa Lúcia do Piaí consta o registro da solenidade da inauguração:
“[...] Depois da última missa, um caminhão precedido de muitos cavaleiros, transportou a imagem de Santo Isidoro Agrícola até na Zona Bonalume onde foi construída uma capela de madeira dedicada a Santo Isidoro Agrícola [...]. Foi realizada missa campal pelo Vigário, depois de ter dado à Capela a bênção do ritual”.
A FESTA EM 1988
Em algumas edições, o evento contou com a presença de autoridades municipais. Em 1988, o prefeito Victório Trez participou da missa campal e do tradicional almoço (fotos acima e abaixo).