A visita do presidente italiano Giovanni Gronchi a Caxias do Sul, em 13 de setembro de 1958, durou poucas horas, mas alterou a rotina da cidade como poucas vezes visto. Cada passo do chefe de Estado foi amplamente registrado pela imprensa da época, com destaque para a cerimônia no Monumento ao Imigrante; o cortejo em carro aberto pela Av. Júlio de Castilhos, na companhia do presidente Juscelino Kubitschek, do vice João “Jango” Goulart e do prefeito Rubem Bento Alves; a visita à Igreja de São Pelegrino e o farto churrasco servido no restaurante do antigo Pavilhão da Festa da Uva, na Rua Alfredo Chaves (atual prefeitura).
São do “brilhante ágape” ocorrido ali os três momentos abaixo, disponibilizados pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Na fotoacima, vemos os integrantes dos CTGs Rincão da Lealdade e Paixão Cortes, responsáveis pelo almoço, defronte à mesa oficial - de onde a comitiva presidencial podia conferir o belíssimo painel Do Itálico Berço a Nova Pátria Brasileira, pintado por Aldo Locatelli para Festa da Uva de 1954.
Na sequência abaixo, Giovanni Gronchi, Juscelino, João Goulart, Rubem Bento Alves e demais autoridades chegando ao prédio. Por fim, o trio à mesa: o presidente italiano é ladeado por Jango (E) e Juscelino, acompanhado da esposa de Gronchi.
Inauguração da "bota"
Giovanni Gronchi circulou pela cidade na companhia do presidente Juscelino Kubitschek, que naquele ano quebrou o protocolo de governo e não compareceu à abertura da Festa da Uva, em fevereiro – a justificativa foi de que, exatamente no período da festa, JK aguardava pelo político italiano no Rio de Janeiro, o que acabou não se concretizando. Para compensar, Juscelino, o vice João Goulart (Jango) e Gronchi chegaram a Caxias seis meses depois.
Na foto abaixo, outro ponto alto da visita: o momento em que a comitiva desloca-se para o centro da cidade, após a inauguração do Monumento a Itália, leia-se a famosa “bota de São Pelegrino, na Praça João Pessoa. Vê-se Gronchi, de pé no carro, na companhia do prefeito Rubem Bento Alves e do governador do Estado, Ildo Meneghetti (sentados no banco de trás).
Detalhe: o veículo é rodeado por alunas do Ginásio São Carlos, munidas de bandeiras da Itália e do Brasil. Ao fundo, com as varandas e janelas tomadas de gente, o antigo casarão onde funcionou o consultório e a casa do dentista Aparício Postali e sua família, na esquina da Júlio com a Feijó Jr.
Comenda a Rubem Bento Alves
Em 13 de setembro de 1958, Gronchi também concedeu ao prefeito Rubem Bento Alves a condecoração de Oficial de Cavalaria da Ordem do Mérito da República Italiana.
Conforme destacado em reportagem do Pioneiro de 20 de setembro de 1958, Bento Alves foi o único gaúcho a receber a comenda diretamente do chefe de Estado da Itália.