Para muitos, trata-se de um dos mais belos cartazes que a Festa da Uva já teve, senão o mais. Falamos da peça que divulgou a edição de 1986, criada pelo artista plástico Valdir dos Santos a partir de um recorte do mural Do Itálico Berço a Nova Pátria Brasileira - o painel foi pintado por Aldo Locatelli em 1954, junto ao então novo Pavilhão da Festa, na Rua Alfredo Chaves (atual prefeitura). A vindimeira
Entre tantas passagens icônicas da colonização italiana e do desenvolvimento da cidade, Valdir deteve-se na figura da vindimeira, um dos maiores símbolos da Festa. A riqueza da obra, porém, é muito mais ampla.
- Só naquele painel existem mais duas ou três ideias que poderiam ser aproveitadas para futuros cartazes - sugere o artista.
A beleza das cores e formas da vindimeira de Locatelli rendeu ainda outro feito.
- Na época, o Hermínio Bassanesi, da Molduraria Caxiense, disse nunca ter emoldurado tantos cartazes da Festa quanto aquele - recordou Valdir.
Molduraria Caxiense: a trajetória de Hermínio Bassanesi
Há 30 anos: Alice nos Pavilhões da Festa da Uva de 1986
História em exposição
Reproduções fotográficas dos cartazes da Festa da Uva podem ser conferidas até o dia 6 de março, na Câmara de Vereadores, com entrada franca. Organizada pelo Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS, a mostra reúne 28 exemplares desde a edição de 1950.
Parte deles integra o acervo do ex-presidente da Festa Mário Vanin. A coleção foi iniciada pelo sogro, Isaac Menegotto, caxiense que contribuiu com o evento por mais de 30 anos, produzindo carros alegóricos e também como integrante da comissão organizadora do corso até 1984. A coleção de Vanin, com 16 cartazes originais, foi doada à UCS e atualmente integram o UCS Documenta.
Para a exposição, o fotógrafo do IMHC Aldo Toniazzo registrou os 16 cartazes do acervo da UCS, completando a coleção com fotografias de exemplares pertencentes ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e ao Memorial da Festa da Uva.
Aldo Locatelli: um centenário para recordar e homenagear
Centenário de Aldo Locatelli: retratos dos anos 1950
A criação
Fã do pintor italiano desde sempre, Valdir recorda do teor onírico de toda a história.
- Era 1985. Sonhei com o painel do Locatelli numa noite, e na manhã seguinte apresentei a ideia pro cartaz ao Mário Vanin, presidente da Festa - recorda.
Sugestão aprovada, Valdir e o fotógrafo, poeta e professor da Universidade de Caxias do Sul Ary Trentin rumaram ao segundo andar da prefeitura para conferir a obra.
Naqueles tempos, porém, um dos mais belos trabalhos do pintor italiano em Caxias estava praticamente escondido atrás de caixas e tomado de poeira - era a época em que a Câmara de Vereadores havia transformado o espaço em um depósito de materiais.
Lembranças da Festa da Uva de 1986
O incêndio do painel de Aldo Locatelli em 1992
Igreja São Pelegrino: Aldo Locatelli nas posições de Cristo
Valdir dos Santos ainda guarda exemplares do cartaz original criado em 1986. Foto: Rodrigo Lopes, Agência RBS
Obra de Aldo Locatelli está no segundo andar da prefeitura desde a Festa da Uva de 1954. Foto: Roni Rigon/ Agência RBS
Fotografado por Ary Trentin, com a colaboração de Joel Jordani, e posteriormente impresso em papel couche e papel linho (em tiragem menor), o cartaz transformou-se em um sucesso. Tanto que a divulgação da Festa recebeu inúmeros pedidos de remessa Brasil afora.
Vinte e oito exemplares estão em exposição na Câmara de Vereadores. Foto: Rodrigo Rossi, divulgação
O painel de Locatelli decora o Centro Administrativo. (Foto: Roni Rigon/ Agência RBS)
Visita obrigatória
Do Itálico Berço a Nova Pátria Brasileira é uma homenagem de Aldo Locatelli (1915-1962) à trajetória dos imigrantes que colonizaram a região.
O mural é formado por oito sequências que retratam a chegada dos italianos, o trabalho na vitivinicultura, a vindima, o lavrador semeando a terra e os operários atuando nas primeiras indústrias. O artista também faz menção aos índios que habitavam a região e aos gaúchos.
O painel, atingido por um incêndio em 1992 e restaurado em 1999, possui 30,8m de extensão por 2,75m de altura.
Em 1986, quando inspirou o cartaz, o mural foi limpo pela prefeitura e incluído no roteiro de visitação turística da Festa - algo que, 30 anos depois, ainda é um programa obrigatório.
Família de Aldo Locatelli prestigia abertura da Pinacoteca em 1975
O filme original de abertura da Pinacoteca Aldo Locatelli em 1975
Confira outras publicações da coluna Memória.
O famoso cartaz da Festa da Uva de 1986. Foto: Aldo Toniazzo, IMHC/UCS, reprodução
Até os anos 1990, os cartazes eram elaborados por artistas plásticos, ilustradores, designers, historiadores e arquitetos, por meio de concurso. Entre eles, Darwin Gazzana (o de 1958), Paulo Bertussi e João Marchioro (o de 1969), Juventino Dal Bó (o de 1989) e Rita Brugger (o de 1994).
A partir de1996, agências de publicidade assumiram a tarefa.