Localizado no Centro Administrativo Municipal Vinícius Ribeiro Lisboa, o painel "Do Itálico Berço a Nova Pátria Brasileira" é um dos tantos legados deixados pelo pintor italiano Aldo Locatelli em Caxias.
A obra foi uma encomenda da Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Euclides Triches, e da Comissão da Festa da Uva de 1954, sob a presidência de Júlio Ungaretti. Foi executado provavelmente na segunda metade de 1953, pois deveria estar pronto para a inauguração do novo pavilhão próprio, em 27 de fevereiro de 1954, na abertura da programação.
Trata-se de uma homenagem de Locatelli à trajetória dos imigrantes que colonizaram a região. Medindo 30,8m de extensão por 2,75m de altura, o mural é formado por oito sequências, que retratam a chegada dos italianos, o trabalho na vitivinicultura, a vindima, o lavrador semeando a terra e os operários atuando nas primeiras indústrias. O artista também faz menção aos índios que habitavam a região e aos gaúchos.
Leia mais:
Festa da Uva 1986: um cartaz inspirado pelo painel de Aldo Locatelli
Um incêndio danifica o painel de Aldo Locatelli em 1992
Imagens raras
Nas duas fotos acima, integrantes de uma doação feita ao Arquivo Histórico Municipal pelas famílias Ungaretti e Triches, vemos dois raros momentos de Locatelli (no alto, à esquerda) pintando o painel, acompanhado de uma auxiliar.
– Naquela época, ele era professor da Escola de Belas Artes. Provavelmente, seja uma das alunas que esteja fazendo a cor de base para ele pintar o final depois – complementa a professora e pesquisadora Véra Stedile Zatera.