
Familiares e amigos prestam neste final de semana mais uma homenagem a dona Sandra de Oliveira Gazzola, falecida no último domingo (8), aos 86 anos. A missa de sétimo dia ocorre neste sábado (14), às 18h, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul — mesma igreja onde ela cantou por anos, como integrante do Coral Santa Teresa.
Filha de Enio Daudt de Oliveira e Solange Souza Leão Daudt de Oliveira, Sandra nasceu no Rio de Janeiro em 1934. Lá, cresceu e estudou, formando-se no tradicional Colégio Sion, exclusivo para moças, como era praxe nos anos 1950. Foi ainda na época em que o Rio era a Capital da República que ela também casou com o empresário caxiense Lívio César Gazzola, em 1956 _ formado em Engenharia Mecânica e Civil pela Universidade Católica do RJ, Lívio (1928-2007) atuava no escritório carioca da Indústria Metalúrgica Gazola.
Após a união, celebrada no clássico Mosteiro de São Bento, o casal passou a residir em Caxias, onde nasceram os filhos Luis Eduardo, Ana Isaura, Flávia e Adriana.




PATNA e atuação social
Bastante atuante em causas sociais e beneficentes, Sandra foi uma das fundadoras da Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (Patna), entidade onde desenvolveu um trabalho marcante por décadas.
— A Patna existe hoje em função da Sandra, era um desejo dela ajudar ao próximo dentro da drogadição. Se a Patna existe hoje é pela bondade da Sandra, por sua espiritualidade, seu coração bondoso. Pra mim ela é uma irmã, uma pessoa iluminada. Ela participava frequentemente, fazia grupo de oração, cantava nas reuniões de familiares, estava sempre presente, só parou de ir nesses últimos anos, quando adoeceu — conta Lóris Leonardi Magalhães, voluntária na Patna desde a fundação.
A publicitária Flávia Gazola, uma das filhas, conta que, com a mãe, aprendeu muito sobre solidariedade, espiritualidade e caridade. Outro traço indelével de Sandra era o refinamento:
— Todo mundo a adorava, uma mulher marcante por suas atitudes, sua maneira encantadora de ser. Ela também foi a primeira mulher a usar calças compridas e incentivou o cronismo social na cidade, o que era moda nos grandes centros do Brasil — recorda Flávia.
Sandra faleceu por conta de complicações decorrentes do Alzheimer, doença diagnosticada há cerca de cinco anos. Além dos quatro filhos, ela deixa quatro netos — Pedro Eurico, Luis Felipe, Luisa e Daniel — e dois bisnetos — Bernardo e Maria Isabela.
Com a colaboração de Daniela Affonso.



Álbum de família
Na seleção desta página, algumas imagens do álbum de família de Sandra, com destaque para o registro com o pai, Enio Daudt de Oliveira, no dia do casamento, em 1956; e a formatura no Colégio das Irmãs de Sion, ambos no Rio de Janeiro.
Na foto mais acima, um momento “xadrez” no início anos 1970, com os filhos Luis Eduardo, Adriana, Flávia e Ana Isaura. Abaixo, outros momentos de Sandra em família e junto às colegas da Patna.
Agradecimento a Flavia Gazola pela cedência das imagens do acervo pessoal da família.


