Autor de diversas publicações enfocando a imigração alemã no Rio Grande do Sul, o jornalista Felipe Kuhn Braun também abordou as origens de um município bastante aprazível a diversos moradores da Serra: Bom Princípio, no Vale do Caí.
Na obra "História de Bom Princípio" (208 páginas, R$ 60), Felipe discorre sobre o fundador e primeiro morador da localidade, Guilherme Winter, nascido em Klüserath (Alemanha), e destaca as primeiras famílias que se estabeleceram naquelas terras, como os Steffen (foto abaixo). Descreve também o histórico da paróquia Nossa Senhora da Purificação, a atuação dos padres jesuítas e a transformação do lugarejo em uma das comunidades católicas mais conhecidas do Rio Grande do Sul.
Casas comerciais e Segunda Guerra Mundial
A publicação registra ainda a história das casas comerciais, das noivas de preto da antiga Picada dos Winter, a chegada dos Irmãos Maristas e das Irmãs da Congregação de Santa Catarina, além de destacar as migrações de bom-principienses para as demais localidades do Vale do Caí, para a Região Norte, para as Missões gaúchas e para as Missões argentinas. Também conta sobre as perseguições que os moradores de origem germânica sofreram durante a Segunda Guerra Mundial.
O relato vem acompanhado de dezenas de fotografias das famílias, das antigas residências que foram lar de várias gerações e mais registros iconográficos de importantes momentos da vida comunitária. A obra foi publicada pela editora Oikos, de São Leopoldo. Contatos com o autor e a editora pelo e-mail felipekuhnbraun@hotmail.com e pelo site www.oikoseditora.com.br.
Parceria
Informações e fotos desta página foram publicadas originalmente na coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.