Memória

Memória

Imigração alemã: história e genealogia em livro

Publicação do jornalista Felipe Kuhn Braun reúne nomes de 4 mil descendentes de famílias de origem germânica

Rodrigo Lopes

Enviar email
Divulgação / Livro "Famílias Teuto Brasileiras- História e Genealogia"
Mutirão para a construção da casa de Heinrich Muxfeld em Serra Grande, entre Gramado e Igrejinha, na década de 1890

São 19 anos de pesquisa e contatos com aproximadamente 750 famílias nos três Estados do sul do Brasil, na Argentina, no Paraguai, na Alemanha e em Luxemburgo. Um trabalho que permitiu ao jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun formar não apenas um acervo de 40 mil fotografias antigas como elencar 400 mil nomes de imigrantes de origens germânicas - provenientes não só da Alemanha como de Luxemburgo, França, Suíça, Áustria, Hungria, República Tcheca, Polônia, Rússia e Dinamarca (especialmente das regiões destes países que já pertenceram a Sacro Império Romano-Germânico ou ao Império Austro-Húngaro).

Um dos últimos frutos desse minucioso mapeamento saiu em julho de 2020, quando Kuhn Braun publicou seu 20º livro: Famílias Teuto-Brasileiras: História e Genealogia, contendo 4 mil nomes de descendentes de 24 famílias de origens germânicas estabelecidas no sul do Brasil. Elas estão retratadas por meio dos nomes dos imigrantes e de algumas gerações posteriores, com dados sobre a proveniência e os locais em que se estabeleceram, além de informações como datas de nascimento, casamento e falecimento.

 No livro, Braun também publica desenhos, pinturas e fotografias antigas, tanto dos personagens da história alemã, como Carlos Magno, Gutenberg e Lutero, quanto das famílias que se estabeleceram por aqui. 

Nas imagens desta página, alguns registros da Serra Gaúcha, como o de um mutirão para a construção da casa de Heinrich Muxfeld em Serra Grande, entre Gramado e Igrejinha, na década de 1890 (foto que abre a matéria). Abaixo, uma aula pública em Nova Petrópolis, com as crianças junto ao  professor Frederico Michaelsen, em 1908.

Divulgação / Livro "Famílias Teuto Brasileiras- História e Genealogia"
O professor Frederico Michaelsen e seus alunos durante uma aula pública em 1908, em Nova Petrópolis

 Sobrenomes com a letra A

A obra sobre as famílias teuto-brasileiras é o primeiro volume de uma série. Nesta constam os dados somente de famílias que iniciam com a letra A. Braun publicou, nesta obra, dados de descendentes das seguintes famílias: Adam, Adams (foto abaixo), Adamy, Albert, Albrecht, Allgayer, Altenhofen, Altmann, Altmeyer, Anderson, Appel, Arendt, Arnecke, Arnhold, Arnold, Arnt, Assmann, Augustin,  Auler, entre outras. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo e-mail felipekuhnbraun@hotmail.com

Divulgação / Livro "Famílias Teuto Brasileiras- História e Genealogia"
Novo Hamburgo: Pedro Adams Filho e a família em meados da década de 1930

História e personagens

As 280 páginas do livro Famílias Teuto-Brasileiras: História e Genealogia trazem ainda capítulos sobre a formação do povo alemão, abordando temas como Carlos Magno e seu império, a sociedade na Idade Média, o histórico de Otto “O Grande”, da Saxônia (primeiro Imperador com raízes germânicas), as Cruzadas, a formação da Ordem Teutônica, o Sacro Império Romano-Germânico, a Liga Hanseática e os judeus no Sacro Império. 

Outros temas são a peste negra, a prensa de Gutenberg, Martinho Lutero e a Reforma Protestante, a Guerra dos Camponeses, a Inquisição, a Guerra dos 30 Anos, a Revolução Industrial, as Guerras Napoleônicas, as condições de vida no início do século 19 e a imigração alemã no Brasil.

Reprodução / Livro "Famílias Teuto Brasileiras- História e Genealogia"
Publicação é o 20º livro de Felipe Kuhn Braun

Parceria

Informações e fotos desta página foram publicadas originalmente na coluna Almanaque Gaúcho, do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.

Confira outras publicações da coluna Memória
Acesse antigos conteúdos do blog Memória

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00