Seguimos hoje resgatando a história da Feira Ecológica de Caxias do Sul, presente no cotidiano dos caxienses há 23 anos. Antes de ser oficializada pelo poder público, em 1998, a feira funcionou de forma experimental por dois meses, em 1997. O sucesso do “teste” animou diversas famílias de agricultores, em especial a de seu Avelino Rossi (1934-2020), cuja trajetória foi recordada na coluna de 21 de maio.
Dentre os pioneiros da feira, permanecem até hoje os filhos de seu Avelino (Linha 40, de Caxias) e as famílias de José e Antônio Tondello (de Antônio Prado) e de Dervi Brancher (São Giácomo, Caxias). São deles alguns dos registros desta página, que resgatam uma trajetória de 23 anos e que já perpassa gerações. Na foto abaixo, José Tondello e o filho Jonas em 2005. Na sequência, Antonio Tondello e Beatriz Brancher, esposa de seu Dervi Brancher - todos participantes até hoje.
Certificação
Por 18 anos, até 2016, a oferta de mantimentos sem agrotóxicos ocorreu no Largo da Estação Férrea, com as bancas instaladas na Rua Dr. Augusto Pestana. Com a revitalização da área e o surgimento da Praça das Feiras, em julho de 2016, os agricultores passaram a atender o público nos fundos do Colégio Pena de Moraes, no trecho compreendido desde a Rua Feijó Jr. até a Av. Rio Branco.
Atualmente, a feira dispõe de 24 bancas, contemplando produtores de Antônio Prado, Bom Princípio, Caxias do Sul, Feliz, Flores da Cunha, Ipê, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Montenegro e Torres. Todos os alimentos comercializados são produzidos sem insumos químicos e certificados pela Rede Ecovida de Certificação Participativa, cadastrada junto ao Ministério da Agricultura.
Agende-se
Atualmente, a Feira Ecológica funciona em três dias (a do sábado é a maior, com 24 bancas)
- Quarta-feira: das 11h30min às 16h, na Rua Santos Dumont, esquina com a Rua Vereador Mário Pezzi, bairro Exposição.
- Quinta-feira: das 11h às 17h, no pórtico da prefeitura, na Rua Alfredo Chaves, bairro Exposição.
- Sábado: das 6h30min às 11h30min, na Praça das Feiras (próximo à Estação Férrea), bairro São Pelegrino.