O registro da inauguração da Estação Férrea de Caxias e da chegada do trem, feito pelo fotógrafo italiano Domingos Mancuso em 1º de junho de 1910, é provavelmente uma das imagens antigas mais conhecidas e reproduzidas até hoje. Até bem pouco tempo, constava que Mancuso teria sido o único fotógrafo local a eternizar aquele feito histórico, que marcou a elevação de Caxias à categoria de cidade, 110 anos atrás.
Agora, essa informação ganha um novo desdobramento – graças a uma recente doação feita pelo historiador Juventino Dal Bó ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Trata-se de uma reprodução adquirida por Dal Bó há alguns anos no Brique da Redenção, em Porto Alegre (leia mais abaixo).
O autor da foto é desconhecido, provavelmente alguém do governo do Estado, presente à solenidade. Porém, diferentemente do registro de Domingos Mancuso, a imagem destaca o prédio principal de outro ângulo, mais próximo, o que permite uma melhor comparação entre a estrutura original e aquela tal como é conhecida hoje – e que a maioria da população julga ser a genuína.
A “novidade” motivou uma pesquisa feita pela equipe do Arquivo Histórico Municipal, compartilhada no Facebook da instituição e reproduzida aqui:
“Essa imagem suscitou a pesquisa sobre a reforma realizada no prédio principal da Estação, uma vez que foram alteradas suas características arquitetônicas. Na publicação do IPHAE “Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul - Inventário das Estações: 1874-1974”, das pesquisadoras Alice Cardoso e Frinéia Zamin, páginas 33 e 34, encontramos informações sobre a reforma”.
Mudanças na arquitetura
As características descritas a seguir são facilmente identificadas nas fotos comparativas acima e abaixo.
“A volumetria e as características formais do prédio original eram bastante diferentes de seu aspecto atual, assemelhando-se à Estação Férrea de Santa Cruz, construída em 1905. Através de fotografias pertencentes ao Arquivo Histórico Municipal de Caxias, verifica-se que o prédio original possuía frontão triangular na fachada principal, duas alas laterais com telhado em duas águas, beirais e pequenas janelas ladeadas por óculos nas fachadas laterais. Passou por uma grande reforma em 1929 (o projeto de ampliação data de 1928). O prédio atual é constituído por um corpo central em dois pavimentos e duas pequenas alas laterais térreas, com telhados em quatro águas e platibanda fechada, com um frontão central curvo que marca a entrada principal. Além da platibanda, possui elementos característicos como cimalha com frisos, pilastras, molduras em massa enquadrando em vãos. As aberturas são em arco pleno, com bandeiras fixas de vidro. Como em outras estações dessa época, o andar térreo destinava-se aos serviços e ao setor administrativo, com sala de espera para os passageiros, bilheteria, sala de telegrafia, depósitos de mercadorias e bagagens. O andar superior servia como residência para o agente.”
As reformas ao longo do século 20
Na ficha individual da Estação de Caxias, páginas 74 e 75 do "Inventário das Estações (1874-1974)", consta:
“A construção do prédio da Estação foi iniciada em 1908. Em 1928 foi aprovado o projeto para sua ampliação. Em 1929 foi finalizado aumento e reparos gerais. Em 1935, a estação foi elevada da categoria de 1ª classe para classe especial. Em 1937, foi concluído projeto de aumento do armazém; em 1939 executou-se o calçamento do recinto da estação. Data de março de 1933 o Projeto de Aumento e Modificação no Depósito de Locomotivas da 3ª subdivisão da VFRGS”.
História preservada
Diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal entre 1983 a 1989 e do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural de 1997 a 2004, o historiador Juventino Dal Bó deu detalhes do “percurso” da foto:
“É uma foto que reencontrei quando fiz um descarte aqui em casa nestes tempos de pandemia... Comprei no Brique da Redenção, em Porto Alegre. Como é uma reprodução em tamanho grande, ficou esquecida dentro de um canudo durante alguns anos... Mas, desde a compra, a intenção era colocá-la no seu devido lugar: o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, que é nossa fonte principal referente à história de Caxias do Sul. Aliás, todas as pessoas que possuem documentos históricos importantes devem ter em mente que o Arquivo existe e que é ali que as fontes históricas importantes devem ser depositadas”.
Detalhe 1: a foto traz a inscrição “La gare de Caxias - Jour de inauguration” (A estação de Caxias – Dia da inauguração).
Detalhe 2: como parte do texto está em francês, a hipótese mais provável é que o autor da imagem tenha sido algum representante da empresa belga Conpagnie Auxiliare de Chemins de Fer au Brasil, responsável pela concessão da viação no Estado à época.