Familiares e amigos prestam nesta sexta-feira (19) as últimas homenagens ao senhor Milton Rossarolla, falecido sábado (13), aos 93 anos, em Caxias do Sul. A missa de sétimo dia ocorre a partir das 19h, na Catedral Diocesana.
Personagem célebre da primeira leva de profissionais que atuaram na Rádio Caxias, surgida em 1946, seu Milton intitulava-se espirituosamente “o último dos moicanos”, por ser o único remanescente vivo daquele grupo. Dessa forma ele também foi descrito pelo jornalista Marcos Fernando Kirst no livro Rádio Caxias, 70 Anos - Voz e identidade, lançado em 2017 por ocasião das sete décadas de atuação da emissora.
Nascido em Veranópolis em 7 de março de 1928, Milton chegou a Caxias aos oito anos, em 1936. Apaixonado por rádio e comunicação, viu na nascente ZYF-3 Rádio Caxias do Sul, inaugurada em 27 de abril de 1946, uma oportunidade e tanto para trabalhar. Só tinha um problema. Aliás, não tinha: a voz padrão daqueles tempos para ser locutor.
O jovem Milton foi reprovado pelo diretor Nestor Rizzo no primeiro teste, mas não desistiu. Depois de atuar como discotecário - “tirando e botando os discos para tocar na rádio” -, seguiu os conselhos do experiente Joaquim Pedro Lisboa e começou a fazer “exercícios” para modular a voz e corrigir os defeitos.
O resultado logo chegou: Milton passou no novo teste e iniciou como “locutor de caixinha - como era chamada a locução comercial daqueles tempos. O resto, quem acompanhou a programação da Caxias a partir dos anos 1950, sabe bem. Seu Milton foi locutor, noticiarista, radioator, narrador de provas esportivas - como a lendária Copa Festa da Uva de Automobilismo, em 1961 - e até mestre de cerimônias. Coube a ele apresentar nada menos do que a Miss Brasil Martha Rocha no famoso baile do Clube Juvenil, em 1955.
A família
Além de atuar na Rádio Caxias de 1946 a 1964, seu Milton teve passagem pela lendária Madezatti e notabilizou-se também como professor de Economia e Contabilidade a partir de 1963.
Milton Rossarola era viúvo de dona Lea Beatriz Rossarolla (falecida em 2016), com quem teve quatro filhos (Milton Carlos, Valéria, Sheila Suzana e André Luiz), que lhe deram oito netos e três bisnetos.
Perfil em livro
Nas duas imagens abaixo, seu Milton, este colunista e o diretor de jornalismo da Rádio Caxias, Alessandro Valim, durante a Feira do Livro de 2017. Foi quando ocorreu o lançamento do livro Rádio Caxias 70 Anos - Memória e Identidade, escrito pelo jornalista Marcos Fernando Kirst.
Um dos capítulos traz as memórias e curiosidades de seu Milton no período de 18 anos em que atuou na emissora.