A comunidade de Marcorama, interior de Garibaldi, sedia neste domingo (26) o 10º Encontro dos Descendentes do Casal Lorenzo e Giuditta Fachinelli, oportunidade em que será recordada uma história de 143 anos. De acordo com Dormelindo Fachinelli, autor do livro "Fachinellis no Brasil", Lorenzo e Giuditta Fachinelli saíram da Itália rumo ao Brasil em 25 de outubro de 1875, juntamente com os filhos Daniele Francesco (cinco anos), Giacinta (três) e Emilio Giuseppe (de apenas quatro meses).
Após um mês de viagem, a família chegou ao Rio de Janeiro em 1º de dezembro, porém, sem a filha Giacinta, que não resistiu e faleceu pouco antes do desembarque em solo brasileiro. Do Rio de Janeiro, os Fachinelli foram levados pela costa brasileira até o Porto de Rio Grande, de onde, em barcos menores, iniciaram mais uma etapa da jornada, agora rumo a Porto Alegre.
Posteriormente, o casal e os dois filhos pequenos seguiram viagem até a vila de São João do Montenegro, localidade que detinha as terras nas recém-criadas Colônias de Dona Isabel (atualmente Bento Gonçalves) e Conde D’Eu, hoje Garibaldi. De lá, subiram a Serra pelo mato — em carroças e no lombo de cavalos e bois —, até chegarem à Linha Figueira de Mello, atual Marcorama, onde receberam o lote rural de número 39.
A descendência
Daniele Francesco, o filho mais velho de Lorenzo e Giuditta, nasceu em 26 de fevereiro de 1870. Ele casou-se com Maria Chiesa, com quem teve 12 descendentes. Na foto do alto da página, o casal aparece com 11 deles: Primo, Elvira, Rafael, Dionisia, Aurélia, Alice, Eduardo, Narciso, Veronica, Pracedes e Armelindo. O último filho, Uderico Donatto, ainda não havia nascido.
Emilio Giuseppe, o caçula, nasceu em 28 de junho de 1875. Ele casou com Elizabete Segatto, com quem teve nove filhos: Querino, Quintino, Clotilde, Carmen, Aniceto, Adilia, Heitor, Arduino e Elpidio (Frei Marcos).
O roteiro
A programação inicia-se às 8h deste domingo (26), com recepção aos convidados e café da manhã. Às 10h, está marcada celebração religiosa, seguindo com homenagem ao casal imigrante no cemitério da comunidade. Ao meio-dia será servido o almoço.
Informações e reservas de ingressos podem ser obtidas pelo whatsapp (54) 98135.3655 ou na página Família Fachinelli do Facebook.
Colaboração
Informações desta coluna são uma colaboração do leitor Cassius André Fanti.