Três figuras sintonizadas com as tendências e agregadoras em seu círculo social estão reunidas em um projeto que revela ainda mais sua veia artística, o Estúdio Rito. Materializando um objetivo em comum, Demytrius Meneghetti de Pieri, Giovana Escanhuela e Lara Vitória Bazzo da Silva Roncen são capazes de oferecer uma nova perspectiva sobre como interpretar o mundo, democratizando e promovendo sua aproximação com o público.
“A liberdade em experimentar outras maneiras de arte e também poder compartilhar isso com os outros seria o ideal. Gosto muito de produzir telas e de realizar intervenções no cotidiano da cidade. Barulhos podem ser silenciosos também. A escultura é uma expressão que me auxilia a compreender meu estilo pessoal” - conta Giovana, 21 anos, filha de Ricardo Duarte e Lindalva Escanhuela, nascida em Novo Hamburgo radicada caxiense e tatuadora por paixão.
A amizade do trio é com certeza a referência privilegiada de tal proposta. É antes de tudo a luz das metamorfoses dos estilos e dos ritmos precipitados da esfera do parecer em que a tatuagem se evidenciou como fator principal. Lara, 26, filha de Ivan Roncen e Michele Bazzo da Silva, graduada em Design de Moda e tatuadora, descreve muito bem como se deu esse encontro de personalidades: “É uma história legal. Conheço o Demytrius desde a época do ‘glimb’ uma expressão entre amigos que foi um marco do rolê da cena alternativa de arte. Quando ele retornou da Argentina para Caxias do Sul, começamos a trocar mais ideias sobre nos profissionalizarmos com a tatuagem. Em meados de 2019, a Marina Luísa - grande amiga e artista - e eu, nos unimos e montamos nosso estúdio na Casa Paralela e foi lá que conheci a Giovana. Entre um drink e outro, convidei-os para subirem na nossa sala. Conversamos muito e a Giovana comentou que o Demytrius já estava a ensinando a tatuar. Depois rolaram muitos novos inícios, hoje moramos juntos e criamos o Estúdio Rito.”
Ao falar sobre sua linha conceitual, Demytrius, 29, filho de Neucélia Meneghetti de Pieri e Vilson de Pieri, graduado em Publicidade e Propaganda e também tatuador, se revela em constante evolução: “Meu estilo homenageia, de certa forma, técnicas da tatuagem tradicional com temáticas e ícones diferentes do que geralmente se vê. Durante o processo criativo, há dois momentos que são análogos e satisfatórios em níveis parecidos: finalizar com tinta no papel canson, um desenho que até então era rascunho, e aplicar na pele. A sensação de preencher o traço roxo do estêncil é brilhante.”
E não para por aí! Demytrius também é conhecido pelo seu trabalho como DJ e produtor musical, com passagens por diversas pistas do interior e da capital, e não poderia deixar de nos sinalizar uma contribuição e tanto das músicas que não podem faltar em sua playlist efervescente: Down the Line, da banda nova-iorquina Beach Fossils; In your eyes, do grupo canadense BadBadNotGood; e Ready or Not, dos estadunidenses The Fugees.
Liberdades distintas para cada expressão é o que rege a sintonia do trio. Intrínseco a isso, Giovana ratifica um de seus sonhos a se realizar: “Não definiria exatamente como um sonho, mas como uma meta a se cumprir seria divertido conquistar certo renome pelo trabalho que desenvolvo. Praticar minha arte em outras cidades e seguir essa troca de ritual muito além do que meu universo atual permite.”
Para Demytrius, essa mudança de território também figura em planos futuros: “Tenho muita vontade de seguir conhecendo outros lugares do Brasil e do mundo, e que a tattoo seja o veículo para essas andanças.”
Lara declara que programa novidades: “Tenho trabalhado muito em novos projetos e em breve espero conseguir executá-los com excelência.”
Nessa atmosfera repleta de inspiração e longe de frivolidades que os amigos finalizam com o que consideram ser o bom da vida: “A simplicidade” - contam eles.
Palavras-chave do trio:
- Experimentação;
- Coerência;
- Tato.