Gramado também está se tornando ponto de referência para visita de ministros. Na quarta-feira, recebeu o ministro de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, e do Turismo, Celso Sabino, Na pauta, esteve a retomada do turismo após a calamidade. Já na sexta-feira (31/5), na visita do governador Eduardo Leite a Gramado (foto acima), o prefeito da cidade, Nestor Tissot (PP), colocou como prioridade os problemas de deslizamentos de terra em bairros e na zona rural.
– Em Gramado, abrimos mão de maquinário e de recursos para combustível. Precisamos é de um programa para proteger encostas. Não existem recursos para construir cortinas de concreto armado e muros de gabião (contenção com pedras). É um problema de toda a nossa região – afirma.
Ministro sinaliza que há recursos
São obras caras. O prefeito Tissot sabe disso e está em busca de obter recursos:
– São obras que exigirão grandes investimentos, com a execução de contenção em concreto armado ou muros de gabião. Estamos em busca desses recursos para iniciar os trabalhos o mais rápido possível – disse na sexta.
Na terça-feira (4/6), o ministro dos Transportes, Renan Filho, em agenda em Caxias do Sul, indicou um caminho a Tissot. Falando sobre um volume adicional de R$ 1,2 bilhão para o Dnit para obras de reconstrução no Estado, ele disse:
– A maior parte desses recursos será para reconstrução de escoramento de encostas. Estamos preparados para fazer investimentos (na contenção de encostas) como nunca antes foram vistos por aqui – revelou.
Problema de toda a região
O prefeito de Gramado tem razão: é um problema de toda a região, e de graves consequências, tanto em áreas residenciais, com deslizamentos graves, e com bloqueio de rodovias. É uma demanda que requer investimento alto, mas não se tem visto mobilização ou busca por recursos para essa necessidade específica, que precisa ser atendida, sob pena de mais quedas de barreira em futuras chuvaradas.
Nesta quinta-feira, o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin (Progressistas), alertou à coluna que, em 31 de maio, enviou ao governo federal o Plano de Reestabelecimento do município para Farroupilha ter acesso a recursos para reconstrução. Entre os tópicos listados está "construção de contenções em encostas atingidas".
No entanto, não tem se visto mais prefeitos reivindicando recursos para fazer cortinas de contenção em encostas com a prioridade demonstrada a elas na ênfase do prefeito Tissot.