O Governo da Bahia enviou na quinta-feira (2/5) um grupo de 20 soldados do Corpo de Bombeiros ao RS para ajudar nos resgates (foto). Por ordem do governador baiano, Jerônimo Rodrigues de Souza, eles se apresentaram ao comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS e foram enviados para resgates em Caxias do Sul, em Galópolis, e na ponte sobre o Rio das Antas, em Veranópolis. No sábado, um equipe estava em Bento Gonçalves.
Ainda na tarde deste sábado, os bombeiros da Bahia que estão em Galópolis encontraram o corpo de uma mulher, que estava entre os desaparecidos. Eles seguem atuando na busca por outros três corpos que ainda não foram encontrados em Galópolis. Além de soldados, vieram também médicos e enfermeiros. O governador informou sobre o auxílio também ao deputado estadual Pepe Vargas (PT), com quem trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Agrário quando o caxiense foi ministro.
– Em 2021, a Bahia precisou e tivemos apoio de vários bombeiros do Brasil . Neste momento, é o Corpo de Bombeiros da Bahia, por ordem do nosso governador Jerônimo, que determinou o deslocamento dessa fração de tropa para dar apoio a buscas e resgates no Rio Grande do Sul. A população do Rio Grande do Sul está precisando o povo está precisando. Nós estamos mandado dois tenentes-coronéis para ajudar na coordenação e 20 profissionais especializados em buscas e resgates para poder fazer frente às necessidades daquele Estado . Uma equipe de saúde com quatro médicos e enfermeiros também estão deslocando, enviados pela Secretaria de Saúde do Estado, tendo em vista em vista a necessidade da população e do próprio Estado – disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, Adson Marchesini.
Depois de um discurso na Câmara de Caxias do Sul em fevereiro do ano passado, que gerou repercussão nacional, de discriminação contra trabalhadores baianos, que não vale a pena resgatar aqui, o Governo da Bahia não hesitou em enviar uma equipe da corporação dos bombeiros daquele Estado, com mais médicos e enfermeiros, para ajudar os gaúchos. Uma lição de integração e de solidariedade. Somos todos brasileiros. Os gaúchos agradecem.
De Minas também vieram bombeiros
Também já chegaram a Caxias do Sul para atuar na Serra Gaúcha cinco bombeiros de Minas Gerais, especializados em resgates históricos no Estado, e um grupo de 20 bombeiros mineiros devia se incorporar às buscas a partir deste fim de semana.