A colunista Rosane de Oliveira, de GZH, está informando que os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e dos Transportes, Renan Filho, vêm ao RS semana que vem, dia 3 de maio, para mostrar o que está sendo feito no que se refere às rodovias federais no Estado, os próximos investimentos, e aproveitam para assinar a ordem de início para o contorno viário de Ijuí, que terá 10 quilômetros da BR-285 duplicados, com sete viadutos. Isto mesmo: sete viadutos. Ijuí é uma importante cidade gaúcha, mas sua população é de pouco mais de 80 mil habitantes. O contorno viário da cidade está dentro do PAC. Nada contra o investimento no contorno viário em Ijuí. Mas por que Caxias do Sul não tem um trecho urbano da BR à altura da importância da cidade? A cidade tropeça para obter a duplicação de 900 metros de rodovia, que não tem jeito de começar.
Será constrangedor para Caxias do Sul e Serra Gaúcha, pois não haverá muito, ou haverá quase nada a mostrar ou a apresentar quanto a investimentos em rodovias federais na região. Mas será constrangedor, também, para o governo federal dar-se conta, ou ser-lhe mostrado, que tem se esquecido sistematicamente da Serra Gaúcha.
– Vamos fazer visitas a obras na BR-116 e na BR-290 – disse Pimenta à colunista.
Os ministros, portanto, não teriam o que fazer em Caxias. A falta de investimentos no trecho urbano da BR é constrangedora. Caxias tenta se mobilizar por um viaduto no entroncamento da Perimetral Norte com a BR (foto) que, desde quando foi pensado, em 2015, não avançou além do projeto. E não haverá recursos para este ano. Ijuí terá sete viadutos em seu contorno viário. Em reunião da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados com o ministro Renan, nesta quarta-feira, em Brasília, a deputada federal Denise Pessôa (PT) conta que ouviu que estão sendo priorizadas com recursos, neste primeiro momento, obras que já foram iniciadas. Quem sabe nos próximos orçamentos.
Só há uma saída para conquistar investimentos vultosos na região: mobilização maciça e permanente de agentes políticos, de prefeito a deputados, da representação econômica e de lideranças comunitárias e regionais, em peso, para cobrar os investimentos que Caxias e a região merecem, com a devida contextualização sobre o descaso histórico aos ministros. Essa mobilização organizada, aliás, tem de ocorrer já neste 3 de maio, levando a demanda aos ministros que estarão no RS e abrindo os olhos deles de que a Serra Gaúcha está esquecida.
Falta muito no trecho urbano da BR-116
O trecho urbano da BR-116, em vez de receber obras pontuais, quase remendos, como nos acessos aos bairros Planalto e Serrano, deveria ser pensado de forma planejada e estratégica, e haver lideranças capazes de buscar os recursos. Pelo menos os acessos a Ana Rech, ao Planalto e no trevo do Hospital Geral, além do viaduto com a Perimetral Norte, merecem investimentos de vulto – como esses que são realizados em outras cidades médias pelo Estado.
Outros acessos a bairros caxienses podem e devem entrar na lista. Não obter a duplicação que falta do trecho urbano, de 900 metros, é constrangedor. E poderia se obter uma duplicação, pelo menos, até Galópolis.
Outras cidades médias conseguem
Além do contorno viário de Ijuí, que está dentro do PAC, cidades médias, menores do que Caxias do Sul, como Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul, contam com contornos viários vistosos e cheios de viadutos.
Por que Caxias não consegue tratamento semelhante? A mobilização de Caxias e da região tem falhado historicamente.
Não basta o prefeito ir praticamente sozinho ao Ministério das Cidades cobrar o viaduto na BR com a Perimetral, como se viu na quarta-feira. Tem de ir mais gente com ele e falar forte. Tem de ser um clamor.