O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço
Os vereadores de Caxias do Sul Lucas Caregnato (PT) e Rafael Bueno (PDT) seguiram cumprindo agendas em Brasília nesta terça-feira (13). O dia começou em um café da manhã com o senador Paulo Paim (PT), junto com a deputada federal Denise Pessôa (PT) e representantes do Hospital Pompéia, sobre o qual trataram da ampliação. Os parlamentares também falaram da ocupação da Maesa, e Paim, que já trabalhou na metalúrgica no passado, se comprometeu a estar em Caxias para tratar do tema pessoalmente.
Durante a tarde, a comitiva se encontrou com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e se reuniu com o secretário de Atenção Especializada da pasta, Helvécio Magalhães Júnior, com quem foi tratado principalmente a revisão do Teto MAC (média e alta complexidade), considerada pauta importante para a Saúde caxiense. Os vereadores solicitaram ao ministério uma maior participação de Caxias no programa Mais Médicos do governo federal, com mais profissionais para o município.
Na segunda-feira (12), o primeiro dia da comitiva caxiense em Brasília, tratou, principalmente, de educação e saúde. Os vereadores Lucas Caregnato (PT) e Rafael Bueno (PDT) – foto ao lado – encontros com deputados e senadores, onde solicitaram emendas para serem destinadas aos hospitais Virvi Ramos e Pompéia, além da infraestrutura do Loteamento Monte Carmelo.
Na segunda, os parlamentares caxienses também cumpriram agenda no Ministério da Educação. A partir das 9h de hoje, eles terão um café da manhã com o senador caxiense Paulo Paim (PT), juntamente com a superintendente do Pompéia, Lara Sales Vieira.
– Estamos garimpando na área da saúde. Falamos de edital que foi aberto para o programa Mais Médicos, que Caxias recebeu um número que poderia ser ampliado. Na educação, o presidente (Lula) lançou hoje (ontem) o programa de alfabetização, no qual municípios têm que inscrever projetos – relatou Caregnato.