Quem cruza pelo chamado Trevo da Codeca, na RSC-453, em frente à Codeca, na zona norte de Caxias do Sul, agora percebe que foi instalada a placa de denominação oficial do cruzamento. No sábado véspera do Dia das Mães, foi descerrada a placa (foto) que denomina a intersecção da RSC-453 com a Rua João Gregório Paniz como Rótula Célia Maria Didomenico. É uma homenagem a Célia, falecida esposa do prefeito Adiló Didomenico, a partir da Lei 15.396, de autoria do deputado estadual Elizandro Sabino (PTB).
A lei estadual que denominou a rótula é de 2019. A instalação da placa e seu descerramento é que ocorreram agora. Na foto acima que registrou a solenidade estão, a partir da esquerda: Rafael Seitenfus, genro de Adiló, casado com Bianca, com o filho Davi, neto do prefeito; Diego e Gustavo Didomenico, filhos de Adiló e Célia; o deputado estadual Elizandro Sabino (PTB); o prefeito Adiló; Bianca e Cíntia Didomenico, filhas de Adiló e Célia, com Helena, que é filha de Bianca e neta do prefeito, à frente; Darlan Rocha, genro de Adiló, casado com Cíntia; e Geny Stallivieri, mãe de Célia.
O que disse o prefeito
Em rede social, o prefeito Adiló deu seu depoimento sobre o significado da homenagem a Célia Didomenico:
A Célia, minha falecida esposa e mãe dos meus quatro filhos, partiu em 2015. Quando entramos na política, ou assumindo desafios, como foi o caso da Codeca, em 2005, uma família toda se envolve. A Célia esteve do meu lado, cuidando da nossa família, sendo base, suporte e até assumindo comigo como avalista dos financiamentos que fizemos para recuperar a companhia, colocando nossos bens particulares como garantia. Eu teria muitas histórias para contar, ainda sobre o quanto a Célia admirava e tinha um carinho muito grande pelos servidores e pela própria Codeca. E agora seu nome estará para sempre (na rótula em frente à Codeca), em lembrança.”