
Os famosos painéis da Times Square, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, ganharam nesta semana uma imagem significativa para o Rio Grande do Sul. Por ocasião da Brazilian Week, semana em que líderes empresariais e políticos brasileiros se reúnem com agentes relevantes do mercado nos Estados Unidos, a bandeira gaúcha foi parar no painel da Nasdaq, com o Rio Grande do Sul classificado como “um dos Estados mais competitivos do Brasil”.
A menção ao RS faz parte de uma avaliação realizada pelo Brazilian Regional Market (mercados regionais brasileiros), da agência Apex Partners. Trata-se de um rigoroso processo de leitura de indicadores econômicos de Estados fora do eixo Rio-São Paulo, e que podem levar à classificação do local como competitivo e atrativo para investimentos.
A classificação foi resultado de um esforço feito pela Agência de Investimentos do Rio Grande do Sul (Invest RS) por meio do seu presidente Rafael Prikladnicki. O gestor trouxe dados reunidos em um documento de 20 páginas que apresentam uma estrutura econômica relevante e disposta a receber investimentos.
Desde março são realizadas reuniões para convencer os agentes responsáveis a classificar o RS como um dos Estados relevantes.
— Foi um esforço de quase dois meses para mostrar que a economia do RS tem bons indicadores e merece esse reconhecimento. Através dele, podemos nos apresentar com ainda mais propriedade diante dos investidores, ganhando competitividade — destacou Prikladnicki.
Por fim, uma curiosidade: os Estados que se destacam são chamados "estados onça", numa alusão aos "Tigres Asiáticos" — países que tiveram surpreendente desenvolvimento econômico e industrial na segunda metade do século XX. No caso do Brasil, os "estados onça" são regiões economicamente dinâmicas, que crescem acima da média, com potencialidades únicas e ambiente favorável a negócios.