O deputado estadual reeleito Pepe Vargas (PT) não pôde ir a Brasília no domingo para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como líder de bancada, precisava estar na posse do governador Eduardo Leite (PSDB), domingo de manhã, na Assembleia. Nesta terça-feira, porém, ele esteve na capital federal, chamado que foi para as posses nos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e dos Direitos Humanos e Cidadania pelos ministros que assumem as duas pastas, respectivamente, o ex-deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) e Silvio Almeida. Pepe foi ministro do MDA e da Secretaria de Direitos Humanos nos governos da ex-presidente Dilma Rousseff. Na foto, Pepe, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e Teixeira, o novo ministro do MDA.
Depois da posse o atual ministro e o ex tiveram uma reunião reservada, a partir da experiência de Pepe no ministério. Eles falaram sobre a reconstrução de políticas públicas voltadas à agricultura familiar, tema de interesse especial do caxiense. Pepe pediu ao ministro um olhar especial sobre os efeitos das estiagens recorrentes no Rio Grande do Sul. Logo depois, participou da mesa de posse de Silvio Almeida, o novo ministro dos Direitos Humanos, pasta da qual foi ministro em 2015, no segundo governo de Dilma.
O deputado caxiense, em seu roteiro por Brasília, ainda participou da posse do deputado federal gaúcho Paulo Pimenta (PT) como ministro na Secom, a Secretaria de Comunicação.