A ex-presidente Dilma Rousseff e deputados federais e estaduais do PT gaúcho prestigiaram a cerimônia de posse de Paulo Pimenta como ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), do governo Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta terça-feira (3), no Palácio do Planalto, em Brasília. Sentados à mesa, ao lado da ex-presidente, da esposa de Pimenta, Cláudia, e da presidente do PT nacional, Gleisi Hoffmann, estavam os deputados estaduais Luiz Mainardi e Pepe Vargas, e o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Valdeci Oliveira (PT).
Na plateia, estavam presentes também outros parlamentares do Estado, como o deputado estadual, Edegar Pretto, que concorreu ao Piratini nas últimas eleições, e o deputado federal Dionilso Marcon.
Ao se referir a Oliveira, na abertura de seu discurso, Pimenta lembrou ter sido eleito com o hoje deputado estadual na primeira bancada de vereadores do PT em Santa Maria em 1988. Ao final da cerimônia, Oliveira afirmou à coluna:
- Ter o companheiro Paulo Pimenta como ministro fortalece cada vez mais a relação do RS com o Brasil, e o Brasil com o RS. E nós, de Santa Maria, ficamos muito orgulhosos de ter um conterrâneo ministro de Estado, que é muito importante para a democracia.
Mainardi destacou o combate à desinformação como uma das missões do colega de partido à frente da Secom:
-A tarefa é grandiosa, é a tarefa de fazer a verdade prevalecer sobre a mentira. Não podemos mais viver sob o império da mentira. Vamos ser verdadeiros, transparentes, se tiver que doer, que doa. Mas sejamos verdadeiros.
Já o deputado federal Pepe Vargas salientou elo o do Estado com o governo Lula, que, segundo ele, terá Pimenta como ponte:
- Pimenta, afora o fato de ser jornalista de formação, vem se dedicando muito ao tema da comunicação nos mandatos dele. Vai ter uma tarefa importantíssima na Secom, mas também como ministro gaúcho será um grande interlocutor das demandas do RS junto ao governo federal.