Eleitos em 3 de abril, a partir de eleições suplementares, o futuro prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini (PP), e o vice-prefeito Valério Mayer (PP), serão empossados nesta semana. Até o momento, quem responde pela prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores de Garibaldi, José Bortolini (PDT), que está como prefeito em exercício desde o dia 1º de janeiro de 2022.
A primeira etapa da posse será a diplomação dos eleitos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), na quinta-feira (28/04), às 18h30min, no cartório eleitoral do município. Na sexta-feira, às 9h30min, ocorre sessão solene de posse do prefeito e do vice na Câmara de Vereadores de Garibaldi.
A solenidade prevê o primeiro discurso oficial de Chesini como prefeito do município. Após a cerimônia no Legislativo, ocorrerá a transmissão de cargo na prefeitura. José Bortolini (PDT), prefeito em exercício, entregará a chefia do Executivo a Chesini e Mayer.
Em julgamento nesta terça-feira (27/4), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade recurso da chapa eleita em 2020 para a prefeitura de Garibaldi, composta pelo prefeito Alex Carniel e o vice Sérgio Chesini, ambos do PP, que haviam sido cassados e afastados de seus cargos em dezembro de 2021, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Carniel perdeu também seus direitos políticos por 8 anos, mas Chesini não, e pôde concorrer na eleição suplementar realizada em 3 de abril, sendo eleito prefeito para o restante do mandato. A decisão do TSE torna válida a eleição de Chesin e Mayer, que só agora serão empossados.