Por meio da eleição suplementar neste domingo, em Garibaldi, os 19.485 eleitores que compareceram às urnas mesmo com a chuva elegeram o candidato do PP, Sérgio Chesini, como o novo prefeito do município. O progressista foi eleito com 13.732 votos (81,19%). Chesini concorria contra o candidato do PT, Sandro Garda.
Após a apuração das urnas, o juiz da 98ª Zona Eleitoral, Gerson Martins da Silva, junto ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, o também desembargador Francisco José Moesch, concederam coletiva de imprensa para oficializar o resultado. Conforme Rosa, a posse do novo prefeito eleito deve ocorrer com brevidade. Ele também elogiou a expressiva presença dos eleitores, acima do esperado.
— Tivemos uma abstenção bem menor que havíamos projetado para uma eleição apenas majoritária, sem os vereadores, que sempre trazem uma participação maior. O resultado aqui foi altamente positivo com a expressiva participação dos eleitores, foi muito significativa — destacou o presidente do TRE.
Segundo o juiz da 98ª Zona Eleitoral, Gerson Martins da Silva, a eleição em Garibaldi foi exemplar, principalmente pelo fato do respeito entre os candidatos.
— É uma eleição que é diferente para nós. Em 30 anos de juiz eleitoral, é a primeira vez que faço uma eleição suplementar. É um trabalho extra, depende da disposição dos mesários, que sempre colaboram com a gente. A gente esperava ser mais acirrada, mas recebemos dos candidatos um tratamento entre eles muito bom, muito respeitoso. É uma eleição exemplar, na campanha, entre os candidatos — avalia o juiz.
De acordo com a chefe do cartório eleitoral, Daiane Conte, nenhum incidente, nem denúncia de boca de urna foram registrados durante o pleito.
Clima de festa
Antes mesmo da apuração total das urnas, o clima de festa já tomava conta do comitê municipal do Progressistas, onde os eleitos Chesini e seu vice, Valério Mayer (PP), comemoravam junto aos integrantes do diretório e eleitores. Para o novo prefeito, o resultado deste domingo foi uma reconfirmação do resultado das eleições de 2020, quando ele, como vice, foi eleito junto ao então prefeito Alex Carniel (PP). A chapa foi cassada, em novembro de 2021, em decisão do TRE, por abuso econômico durante as eleições. O caso corre em recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
— Quero primeiramente agradecer ao povo de Garibaldi pela lisura com que conduziu esse pleito. Convocado pela segunda vez à urna, para confirmar a escolha dos seus governantes e o fez de uma forma soberana. Pela forma democrática, legitimamente e livremente. Através do seu mecanismo constitucional que é o voto na urna, que consagrou o Alex (Carniel) de prefeito e eu de vice e agora reconfirma, com uma votação avassaladora, com mais de 80% dos votos válidos, demonstra Garibaldi — pontuou o novo prefeito eleito.
Na sua visão, a sua chapa com Mayer é um "empréstimo de nome ao jogo democrático do TRE até o retorno de Carniel à cadeira do Executivo":
— Queremos continuar imediatamente o plano de governo feito por Alex, eu e Mayer até a volta triunfal do Alex para a comunidade de Garibaldi — afirmou Chesini.
Transparência e planejamento para o futuro
O juiz Gerson Martins da Silva ressaltou o trabalho realizado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Universidade de São Paulo (USP) para colher informações, fazer levantamento do funcionamento da eleição e buscar melhorias para a sistemática, tempo de votação, equipamentos e equipe envolvida. Este trabalho iniciou no último dia 24 de março, quando foi realizada uma auditoria para população e imprensa sobre a segurança das urnas eletrônicas.
— Essa eleição de Garibaldi tem isso, além de estar escolhendo um prefeito, ela está servindo para instruir como vão ficar as eleições no futuro. É muito importante que as pessoas antes de reclamar, de criticar, conheçam a segurança da urna, foi para isso que serviu aquele evento da semana passada, que o pessoal do TSE e da USP vieram aqui e mostraram todo funcionamento, todos os vários sistemas de segurança, criptografia, desmontaram uma urna mostrando passo a passo, mostrando como é quase impossível invadir uma urna dessas. Essa eleição está sendo muito importante para nós e para a eleição que se avizinha (a gerais, em outubro) — defende.
Conheça a chapa vencedora
- Prefeito: Sérgio Chesini
- Idade: 70 anos
- Profissão: economista
- Estado civil: Casado
- Naturalidade: Garibaldi/RS
- Vice-prefeito: Valério Mayer
- Idade: 57 anos
- Profissão: engenheiro civil
- Estado civil: casado
- Naturalidade: Garibaldi/RS