O clima chuvoso desta manhã é uma das possíveis justificativas para a baixa movimentação nas seções eleitorais de Garibaldi. A cidade escolhe novo prefeito neste domingo (3) através de eleições suplementares. As urnas estarão à disposição dos 25.336 eleitores de Garibaldi até às 17h.
De acordo com Daiane Conte, chefe do Cartório Eleitoral de Garibaldi, não houve registros de problemas com urnas, tampouco denúncias de boca de urna. Não é possível precisar o percentual da população que já realizou a votação durante a manhã, mas Daiane informa que locais que costumam ter fila registraram movimentação muito baixa.
— Se a gente avaliar só pela manhã, há muita abstenção, poucas pessoas estão indo votar. Estamos esperando mais público durante a tarde, aliás, fazemos um apelo para que as pessoas venham votar, é muito importante — disse ela.
Os candidatos são Sérgio Chesini, do PP; e Sandro Garda, do PT, que disputam a cadeira no Executivo após a cassação do prefeito Alex Carniel (PP), ocorrida em novembro de 2021, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os dois votaram pela manhã, Chesini no ginásio do bairro São José, e Garda, na prefeitura.
Chesini informou que vai passar a tarde ao lado da família e, às 17h30min, pretende ir ao diretório do partido. Ele afirma que está confiante na vitória.
— A expectativa é muito favorável pela continuidade do programa de governo de mudanças iniciado em 1º de janeiro de 2021 — apontou ele, que foi vice do prefeito cassado Alex Carniel.
Já Garda conta que deve seguir visitando alguns bairros durante a tarde, como fez pela manhã.
— A gente fica ansioso, esperando resultado pelo trabalho que a gente faz. Mas sou sincero em dizer que não arrisco fazer prognósticos, vamos ver como as coisas vão — ponderou.