A jornalista Flavia Noal colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
A fábrica da Melitta em Bom Jesus fecha as portas definitivamente nesta sexta-feira (10). A produção na unidade foi encerrada na semana passada e, desde então, o local passa por processo de limpeza e desmontagem.
A Melitta é dona da marca de café Bom Jesus desde 2016, que continuará a existir. A produção se concentrará na unidade de Varginha, em Minas Gerais. O encerramento das atividades no município gaúcho foi anunciado em outubro, quando a empresa disse que a medida levou em conta fatores logísticos, de produtividade e de custos de fabricação.
Ao todo, são 77 funcionários diretos demitidos e dois transferidos internamente na própria Melitta. Em nota, a empresa destacou que tem consciência da parcela de contribuição para o desenvolvimento da cidade e dos colaboradores nos anos posteriores à compra do Café Bom Jesus. Destacou que os investimentos resultaram no aumento de mais de seis vezes na capacidade produtiva da fábrica e quatro vezes no número de funcionários.
Ao destacar que ajudou na capacitação e qualificação de mão de obra, diz acreditar que esses funcionários estão preparados para assumirem outras oportunidades profissionais.
"Nesse sentido, como parte da cultura da Melitta de cuidar das pessoas, além do aviso com grande antecedência, apoiamos os colaboradores, desde o anúncio da transferência da operação da unidade, em outubro, com pacote de benefícios que inclui suporte financeiro, na área da saúde e, especialmente, para empregabilidade. Nesse ponto oferecemos a manutenção das bolsas de estudo para colaboradores participantes do programa; orientação quanto às questões de recolocação, como apresentação pessoal, como se portar em entrevistas e elaborar curriculum; e também apoio nas oportunidades oferecidas por outras empresas da região", diz a nota.