O Café Bom Jesus vai sair da cidade que dá nome ao seu produto. A Melitta, dona da marca desde 2006, confirmou que a fábrica da empresa em Bom Jesus, na Serra, vai encerrar as operações no final do ano. A produção será transferida para a unidade de Varginha, em Minas Gerais. Ao todo, 79 funcionários diretos e outros 31 indiretos serão demitidos.
Em nota enviada à coluna, a empresa diz que a medida levou em conta fatores logísticos, de produtividade e de custos de fabricação:
"A unidade de Varginha (implantada em 2018) se mostrou a melhor opção para absorver essa operação devido à sua proximidade com o principal local de abastecimento do café em grão verde (Minas Gerais) e outros fatores externos, como a localização estratégica", diz parte da nota.
Mesmo com a transferência, as marcas Melitta e Café Bom Jesus serão mantidas. De acordo com a empresa, os produtos continuarão a sair do centro de distribuição de Farroupilha, de onde já saíam anteriormente:
"Esse CD, que é fundamental para o atendimento aos nossos clientes da região, continuará a abastecer os estados do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina".
A fábrica da Melitta em Guaíba também não será impactada. Sobre as demissões, a empresa falou que irá oferecer apoio e ajudar os funcionários com um pacote de auxílios. Disse também que vai "assistir as pessoas em relação às questões financeiras, de saúde e empregabilidade".
Veja a nota na íntegra:
"A Melitta confirma a transferência da produção de sua unidade de Bom Jesus (RS) para a unidade de Varginha (MG), e que as operações da unidade de Bom Jesus serão encerradas em dezembro deste ano. Detentora da marca Café Bom Jesus, a Melitta sempre teve orgulho de pertencer à cidade de Bom Jesus e de fazer parte de sua história.
A medida se faz necessária neste momento para apoiar o desenvolvimento da companhia no longo prazo, levando em contas fatores logísticos, de produtividade e de custos de fabricação. A unidade de Varginha (implantada em 2018) se mostrou a melhor opção para absorver essa operação devido à sua proximidade com o principal local de abastecimento do café em grão verde (Minas Gerais) e outros fatores externos, como a localização estratégica.
A unidade de Bom Jesus possui atualmente 79 colaboradores diretos e 31 indiretos. A Melitta entende que esse seja um momento delicado para todos, embora necessário para a companhia, e tomou a decisão de avisar a todos com essa antecedência justamente pensando em ajudar nesse período de transição. Faz parte da cultura da empresa cuidar das pessoas, e neste momento não seria diferente. Assim, os desligamentos serão realizados de forma cuidadosa, a fim de oferecer apoio e ajudar os colaboradores nessa transição com um pacote de benefícios que irá assistir as pessoas em relação às questões financeiras, de saúde e empregabilidade. A Melitta ressalta que as demais operações da empresa no País - fábricas de Guaíba e Avaré, os escritórios do Morumbi e Santos e todos os centros de distribuição, incluindo Farroupilha e Contagem - permanecerão sem alteração e funcionando regularmente.
As marcas Melitta e Café Bom Jesus serão mantidas e a transferência não impactará na qualidade dos produtos e tampouco na oferta e serviço aos consumidores ou atendimento aos clientes. Os produtos continuarão a sair do centro de distribuição de Farroupilha (RS), de onde já saíam anteriormente. Esse CD, que é fundamental para o atendimento aos nossos clientes da região, continuará a abastecer os estados do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina."
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.