Desde a última sexta-feira (19), quando o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), suspendeu as cirurgias eletivas, 39 procedimentos cirúrgicos, aqueles considerados sem urgência, foram cancelados.
Segundo a instituição de saúde, a suspensão das cirurgias eletivas deve ocorrer até a próxima segunda-feira (29), considerando a redução da superlotação do hospital. O HSVP ainda está avaliando a partir de quando os procedimentos poderão ser reagendados.
A medida é adotada em razão da superlotação da emergência, que atua com restrição de atendimentos desde o dia 18 de abril, e a necessidade de liberar leitos para pacientes que aguardam cirurgias urgentes, afirma o hospital.
Nesta quinta-feira (25), o setor que tem 39 leitos opera em 140% da capacidade. Na quarta-feira(24) a lotação chegou a 180%. A ala da enfermaria também registra lotação máxima, com 100% dos leitos ocupados.
O hospital orienta que pacientes sem necessidade de atendimento de urgência procurem as unidades de saúde nos bairros ou o hospital municipal. Casos urgentes, considerados graves, e de oncologia estão mantidos.
O São Vicente de Paulo, é o maior hospital de Passo Fundo e região e diariamente realiza mais de cem atendimentos de pacientes com necessidades de atenção médica urgente. São pessoas que sofreram acidentes, ferimentos graves, picadas de animais ou insetos, infartos e outras situações que precisam de atendimento rápido.
Em nota a casa de saúde informou que todos os recursos humanos e materiais disponíveis estão sendo mobilizados para cuidar dos pacientes que já estão internados no setor.
No Hospital de Clínicas, a situação é semelhante. A emergência segue superlotada. A unidade tem 23 leitos e atualmente 31 pessoas estão internadas e outras cinco em observação.