Questão que envolve serviços básicos como abastecimento de água e esgoto, o tema saneamento básico deve ter olhar atento da nova gestão que assumirá a prefeitura de Passo Fundo, no norte do Estado.
As propostas dos três candidatos ao cargo incluem ações de fiscalização e redução das taxas e cobertura total de saneamento na cidade.
Os planos de governo de Airton Dipp (PDT), Marcio Patussi (PL) e Pedro Almeida (PSD) são explorados na série "Qual o plano?", uma iniciativa de GZH Passo Fundo para reunir as ideias dos candidatos.
Para elencá-las, a reportagem contatou as assessorias das chapas na disputado executivo. Nesta reportagem, tivemos resposta da chapa de Pedro Almeida. Os textos de Dipp e Patussi foram construídos com base em seus planos de governo disponibilizado na plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A série estreou em 29 de setembro e já publicou sobre os seguintes assuntos:
Veja a seguir as propostas de cada um deles para o saneamento básico, organizadas por ordem alfabética.
Airton Dipp (PDT)
O candidato Airton Dipp (PDT) vê a questão do saneamento como serviço essencial para preservação da vida e da saúde. Se eleito, pretende fiscalizar as obras realizadas pela Corsan e os valores cobrados nas taxas.
Dipp ainda cita os feitos em seus governos anteriores e afirma que “duplicou” a rede de esgoto no município.
Para os próximos quatro anos, pretende fiscalizar o trabalho feito pela Corsan, dar continuidade às obras de saneamento e fiscalizar as tarifas, para ficar em valores compatíveis para os moradores.
Marcio Patussi (PL)
O plano de governo de Marcio Patussi (PL) destaca a necessidade de revisão e redução das tarifas da Corsan, assim como o atendimento de esgoto e saneamento de toda a cidade. Em sua possível gestão, quer implementar projetos de saneamento ambiental nas regiões vulneráveis, incluindo acesso à água e disposição adequada de resíduos.
Quanto aos valores cobrados pela companhia, Patussi pretende se reunir com a empresa e encaminhar uma revisão dos custos, para que os moradores não comprometam suas rendas com o pagamento de saneamento de Passo Fundo.
Pedro Almeida (PSD)
Em sua possível nova gestão, Pedro Almeida (PSD) pretende revisar o plano de macrodrenagem da cidade, para atualizar e planejar as futuras intervenções para uma cidade “mais segura contra alagamentos. O candidato também afirma que vai fiscalizar o contrato de concessão, para garantir a efetividade do plano de saneamento
Ainda na área do saneamento, Pedro quer elaborar um “manual do cidadão”, que contenha orientações gerais sobre manutenção de terrenos, padronização das calçadas, acessibilidade, gestão do lixo e condutas sobre poluição visual e sonora.