Pelo menos 72 pessoas cegas ou com algum tipo de deficiência visual solicitaram a mudança do local de votação em Passo Fundo, no norte gaúcho. Todos são da 33ª zona eleitoral.
Todos os pedidos foram aceitos pela Justiça Eleitoral, disse o juiz da 128ª Zona Eleitoral, Luís Clóvis Machado da Rocha Júnior.
Apesar da acessibilidade nos locais de votação ser crucial para garantir o direito do voto, nem todos os locais de votação em Passo Fundo estão preparados para receber eleitores com necessidades especiais.
A 128ª ZE, por exemplo, tem 31 locais com acessibilidade e 12 sem em Passo Fundo. A falta se dá principalmente pela existência de degraus na entrada de salas, escadas na entrada ou entre pavimentos.
A Justiça Eleitoral tem implementado medidas para atender eleitores com mobilidade reduzida ou deficiências, mas ainda há desafios a serem enfrentados.
— As campanhas para que eleitores com mobilidade reduzida pudessem escolher um novo local de votação acessível, realizadas de 22 de julho a 22 de agosto, foram muito importantes para isso — disse Renato Guadagnin, chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral.
O que fazer em casos de inacessibilidade
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que, mesmo que o eleitor não tenha mudado sua sessão eleitoral, ele pode comparecer ao local de votação acompanhado de uma pessoa que o auxilie, especialmente se houver dificuldade na hora de votar.
O mesário é responsável por registrar essa assistência na ata da sessão, garantindo que o processo eleitoral seja respeitoso e inclusivo.
Além disso, as urnas eletrônicas oferecem recursos de acessibilidade. Elas estão equipadas com fones de ouvido para que eleitores com deficiência auditiva possam ouvir as instruções e teclados em braile, facilitando a interação dos eleitores cegos com o equipamento.
Se um eleitor se deparar com imprevistos que comprometam seu acesso ao local de votação, é fundamental que entre em contato com os mesários assim que chegar. Eles estão preparados para ajudar, seja mudando de seção ou dando o suporte necessário para garantir o voto do eleitor.