Desde o começo da campanha eleitoral, em 16 de agosto, Passo Fundo registrou quase uma centena de denúncias no aplicativo Pardal. Foram 91 registros computados, segundo relatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A maioria das denúncias (torno de 90%) se referem a propagandas irregulares no formato ou em local proibido, tanto em rádio quanto na televisão. O restante tem a ver com publicidades falsas, aponta o juiz da 128ª Zona Eleitoral, Luís Clóvis Machado da Rocha Jr.
— Avaliamos que a cidade manteve um bom nível de campanha e que tudo correu de modo tranquilo — disse.
Apesar do fim do período, o aplicativo segue disponível para receber denúncias quanto a irregularidades constatadas pela população no domingo (6), dia do pleito.
Entre os exemplos de problemas estão a distribuição de materiais de campanha fora do período permitido, boca de urna, transporte de eleitores e impulsionamento de conteúdos nas redes sociais, entre outros.
O juiz ressalta ainda a importância de apresentar provas junto à denúncia. Fotos, links ou capturas de tela são essenciais para ajudar a comprovar as irregularidades e dar agilidade na apuração e resolução dos problemas.
Baixe o app Pardal
O app está disponível nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS).
O Pardal só recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. No entanto, dentro do aplicativo há um botão que direciona os denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver fake news, e o MPE, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.