As urnas eletrônicas passam por revisão no Cartório Eleitoral até esta quinta-feira (3) antes de serem lacradas para distribuição aos locais de votação. Em Passo Fundo, o transporte será feito a partir das 7h de sábado (5), dia que antecede as eleições municipais.
Na cidade, 440 equipamentos serão entregues nos 84 locais de votação disponíveis. O transporte é feito por uma empresa terceirizada. Serão 23 rotas definidas para que a entrega seja otimizada, com partida do cartório, no centro da cidade.
— Assim que as urnas chegam, testamos se elas ligam normalmente e se têm bateria. Caso apresente algum problema, os técnicos de urna fazem os ajustes necessários ou, caso não resolva, trocamos o aparelho. Mas isso é raro de acontecer — explica o chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral, Renato Guadagnin.
Durante a checagem, os aparelhos são ligados e os dados sobre data, hora, seção e zona eleitoral são conferidos. Segundo o TRE-RS, os cartórios eleitorais também ficam responsáveis por conferir o lacre das urnas antes de colocá-las nas caixas para transporte.
Além de Passo Fundo, a 33ª e 128ª zonas eleitorais abrangem outros quatro municípios próximos. Pontão, Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano somam juntos 21 locais de votação que receberão, também no sábado, 42 urnas eletrônicas.
Ao todo, o tribunal gaúcho dispõe de 31 mil urnas. Dessas, 16% são dos modelos 2013 e 2015 e 84% são dos modelos 2020 e 2022. Os dados dos candidatos a prefeito e vereadores foram inseridos no sistema dos aparelhos na última semana.
Nesta eleição, Passo Fundo terá mais de 150,9 mil eleitores aptos a votar, número que é 2,94% maior que na última eleição municipal. A cidade também terá dois novos locais de votação: um no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e outro na Faculdade Anhanguera.