Com 2,2 mil habitantes, o município de Pirapó, no noroeste gaúcho, teve um resultado inusitado entre os vereadores eleitos no último domingo (6).
Duas duplas de irmãos foram escolhidos para ocupar a Câmara de Vereadores de nove lugares pelos próximos quatro anos.
Uma das duplas é a professora Cledi Birmann (PP), 58 anos, e Tarson Birmann (MDB), de 49. Os irmãos têm histórico na política, sendo que a mais velha chega ao quarto mandato e o mais novo ao segundo, tendo atuado antes entre 2017 e 2020.
— É uma relação tranquila, não temos conflito entre nós. Cada um tem seus eleitores, propostas, objetivos e a vida continua — diz Cledi.
O irmão concorda com a convivência harmoniosa entre os dois. Ele diz que a relação durante as sessões na Câmara também é positiva e de foco no trabalho.
— A nossa relação como irmãos nunca mudou nada. Política é política e nossa família é nossa família. A gente nunca deixou de conversar e dentro da Câmara também teve uma relação super boa — afirma.
Segundo Cledi e Tarson, ambos têm planos de dar continuidade a projetos de melhorias no meio rural, uma vez que a economia da cidade é majoritariamente agrícola e de produção de leite, mas tem enfrentado grande êxodo rural.
O caso dos dois irmãos eleitos não foi o único na cidade. Zilmar do Canto (PP), 60 anos, e Odinei Chibo (MDB), 55, também foram escolhidos pela população.
Ao todo, 2.201 eleitores foram às urnas escolher os representantes, sendo que 37 votos foram brancos ou nulos.