Com 4,8 mil habitantes, o município de Barracão, no norte gaúcho, teve um único candidato a prefeito nas eleições de 2024: Luiz Carlos da Silva (MDB) foi eleito — mas os votos tiveram um resultado curioso.
O emedebista de 59 anos somou 1.830 votos válidos, menos que o total de brancos e nulos, que contabilizaram 1.880 votos. Ele é o atual vice-prefeito do município.
A eleição do candidato foi possível pois, conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleições, o que decide o pleito é a maioria absoluta de votos válidos — ou seja, votos brancos e nulos não são considerados no resultado.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 80,5% dos eleitores aptos compareceram às urnas de Barracão no último domingo (6). Já a abstenção foi de 19,4%, equivalente a 851 pessoas.
Em nota enviada à reportagem, Silva disse que "respeita profundamente a escolha de cada eleitor" e que "o resultado motiva a trabalhar de uma forma justa e transparente para implementar uma nova forma de administrar" (leia na íntegra abaixo).
Leia a nota na íntegra
"Respeitamos profundamente a escolha de cada eleitor que depositou seu voto na urna durante as eleições municipais do último domingo, isso reflete a democracia! O resultado, nos motiva a trabalhar de uma forma justa e transparente para implementar uma nova forma de administrar o erário público e a população, em suas necessidades, amistosamente com a colaboração com todos os partidos e cidadãos de bem, que querem o melhor de nosso município.
Como prefeito eleito agradeço a confiança em mim depositada e destaco a importância da representatividade, ressaltando firmemente que todos os partidos políticos locais, sendo eles o MDB, o qual represento, os Progressistas, de meu vice Idelcio, o PT e o PDT tiveram voz na condução da coligação para este pleito. Nosso desejo é promover o desenvolvimento sustentável e valioso para nossos munícipes, tarefa que assumiremos a partir de 2025.
Este compromisso com a integridade e a colaboração de tantas forças políticas e cidadãos que almejam o crescimento de Barracão reforça a intenção de um governo que busca ouvir e atender às necessidades de toda a população."