Rodovia de pista simples, a BR-285 possui fluxo intenso de carros e caminhões que trafegam diariamente pelo perímetro urbano de Passo Fundo. Na quarta-feira (08), uma mulher morreu em acidente de trânsito no trevo secundário de acesso à Universidade de Passo Fundo (UPF). Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos últimos cinco anos, foram 12 mortes e 43 pessoas feridas gravemente em decorrência de acidentes de trânsito no mesmo trecho.
O volume de tráfego é ainda maior em horários de pico, em função do deslocamento para acesso à UPF e das empresas que utilizam caminhões de grandes cargas. Em fase de estudo, um projeto de duplicação de 11 quilômetros da BR-285 prevê melhorias em pontos considerados críticos no trecho entre o bairro São José e o acesso à RS-324. Porém, o prazo inicial de entrega em maio deste ano, foi prorrogado para até o final de 2023, continuando como uma promessa para a população.
Enquanto isto, a demanda segue esperada por quem utiliza esse trecho, e convive com a recorrência de acidentes registrados no local. Proprietário de uma empresa localizada há 30 anos às margens de um dos acessos considerados críticos, Fernando Bittencourt acompanha de perto os problemas. Segundo ele, há dois principais motivos para as ocorrências, que poderiam ser provisoriamente contidas por lombadas eletrônicas:
— Os acidentes são recorrentes em virtude da velocidade que os caminhões descem e também de não ter um trevo realmente, é só uma entrada de acesso, apenas com um acostamento para atravessar. A minha sugestão seria colocar duas lombadas eletrônicas, para diminuir a velocidade. Já sugerimos fechar essa entrada e saída, e para fazer as pessoas retornarem pelo trevo da Embrapa ou da Universidade devido ao perigo de não ter o acesso desse lado.
Registros no trânsito
Nos últimos cinco anos, 2019 foi marcado com o maior número de registros de acidentes com feridos, com o total de 40, acarretando em 61 pessoas prejudicadas, e 14 feridas gravemente. Nos demais anos, não houve grande oscilação no número de registros com feridos, mantendo a média de 32,7 por ano. Já as mortes no trânsito aumentaram, passando de um em 2018, para seis em 2022.
— O número de feridos tem mantido uma estabilidade, porém nos preocupa o aumento de mortes. Tivemos algumas melhorias no trecho urbano, como o acesso ao distrito industrial, porém ainda de forma paliativa. Precisamos sim, evoluir na questão da duplicação da rodovia, que já está com projeto em andamento — analisa o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Passo Fundo, Rodrigo Calegari.
Uma pequena diminuição no número de acidentes foi observada apenas entre os anos de 2020 e 2021, por conta do baixo fluxo de automóveis em decorrência da pandemia de Covid-19. Ainda segundo Calegari, as operações da polícia têm focado nas infrações que geram os acidentes mais graves, como embriaguez ao volante, ultrapassagens indevidas e excesso de velocidade, o que pode ter influenciado a manter uma certa estabilidade nos números.
A obra
A obra da BR-285 promete duplicar o trecho do perímetro urbano de Passo Fundo, e eliminar pontos críticos, como o acesso à Avenida Brasil, UPF, Distrito industrial, Cidade Nova, Zachia e Vera Cruz. O projeto também será composto de ruas laterais, duplicação e restauração da pista existente.
Para que as empresas possam ser contratadas para a execução, o estudo da rodovia precisa ser entregue, fase que está enfrentando atraso. Por meio de nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que por conta da “complexidade dos estudos, já que é um dos segmentos de maior tráfego da BR-285, e pelo número de interferências/pontos críticos a serem tratados, haverá necessidade de prorrogação do prazo do contrato. Contudo, a previsão é de que a conclusão seja ainda neste ano”.
Na última segunda (6), o Dnit iniciou as obras de reabilitação no trecho. Será colocada uma nova camada de asfalto, com repintura da sinalização. A conclusão está prevista para abril.
GZH Passo Fundo
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