O município de Passo Fundo apresentou nesta sexta-feira (1º) o Plano de Continência da Defesa Civil, para direcionar atividades em situações extremas, como desastres naturais.
Para isso, foram designados mais de 50 servidores que ficarão de prontidão para auxiliar em ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas para evitar ou minimizar os desastres e restabelecer a normalidade.
O Plano foi elaborado a partir da análise de cenários de risco e estabelece procedimentos de monitoramento, como alarme, alertas, fuga, ou assistência às vítimas, restabelecendo serviços essenciais, como explica o coordenador da Defesa Civil do município, Fernando Carlos Bicca.
— A contingência é uma ação de incerteza, que pode ser representada por um incêndio numa escola, numa explosão de uma caldeira de uma empresa e outros tantos riscos que a nossa comunidade apresenta. Essas são ações imprevistas que nós queremos que nunca aconteçam, mas para as quais nós temos que estar preparados.
Eventos climáticos têm causado transtornos
Em junho, uma reportagem de GZH Passo Fundo mostrou que Passo Fundo ainda não tinha um Plano de Contingência para desastres e que ele vinha sendo elaborado desde o início do ano. Na época, um levantamento da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil mostrava sete bairros tinham de alagamentos e inundações: Entre Rios, Santa Maria e Manoel Portela (alto risco) e Vila Luíza, Zachia, Hípica e Vera Cruz (menor risco).
Além do levantamento da Defesa Civil, dados do AdaptaBrasil, plataforma do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), colocam Passo Fundo e outros 58 municípios gaúchos em patamar de alto risco para ameaça de inundações, enxurradas e alagamentos.
Nos meses seguintes, Passo Fundo enfrentou diversos transtornos por causa da chuva. Em setembro, o bairro mais afetado foi o Entre Rios, onde moradores precisaram nadar para se deslocar entre suas casas e a rua, uma vez que a água chegou à altura da cintura em alguns pontos.
Em novembro, um deslizamento de terra atingiu duas residências no bairro Manoel Portela.