O temporal que atingiu Passo Fundo, no norte do Estado deixou 131 pessoas desalojadas. O volume de chuvas em 24h foi maior que a média prevista para todo o mês de setembro, que é de 165,5 mm. Das 18h de domingo (3), até às 18h de segunda-feira (4) foram registrados 175,2 mm de chuva, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O bairro mais afetado foi o Entre Rios, onde moradores precisaram nadar para se deslocar entre suas casas e a rua, uma vez que a água chegou à altura da cintura em alguns pontos.
Na mesma região, na rua Lobo da Costa, Jéssica Maria de Carvalho Rosbach, 22 anos, entrou na lista de desalojados. Junto ao marido e os dois filhos, de dois e quatro anos, eles precisaram ser amparados na casa de uma familiar, onde devem permanecer até que o nível do rio baixe.
Aos 26 anos, Luana Alves da Luz viu os bens de sua residência se perderem por causa da ação do tempo duas vezes. A primeira foi com um incêndio, há cinco anos. Na madrugada desta segunda-feira (4), o nível da água tomou conta do primeiro andar da residência em que a dona de casa divide com o marido no bairro Entre Rios, em Passo Fundo.
— Não dormimos. Vimos que ia encher de água e fomos erguendo as coisas, mas não vencemos. Perdi sofá, geladeira, fogão, tudo. Saímos só com a roupa do corpo. Vamos ter que começar do zero de novo. É triste, tem que lutar pra conseguir tudo de novo — relata.
Luana precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros para deixar a residência, pois tem dificuldade para caminhar por conta de um problema no tornozelo. A localidade foi uma das mais afetadas de Passo Fundo, que contabiliza 131 desalojados devido a forte chuva.
— Foi tudo muito rápido, meu marido me acordou e conseguimos sair apenas com os documentos. Perdemos tudo. Precisamos de roupa, fraldas para as crianças, tudo, muito triste ter que passar por isso.
Em uma distribuidora de bebidas, amigos faziam mutirão para realizar a limpeza do local por volta das 16h. O vizinho, Eric Dias Camargo, ajudava na limpeza.
— Desde as duas da manhã a água começou tomar conta. Ainda não vimos se perdemos os eletrodomésticos. Só voltamos agora que começou a baixar o nível, para limpar o estrago e ver o que fazer.
Em Passo Fundo, um homem morreu após ter uma parada cardíaca causada por descarga elétrica. Ele estava em casa, no bairro Entre Rios, quando foi eletrocutado. A vítima foi identificada como Neri Roberto Gonçalves da Silva, de 67 anos.
Outras três pessoas também morreram na região, em razão de enxurradas que levaram os veículos em que elas estavam. Um dos óbitos aconteceu em Mato Castelhano. A vítima foi identificada como Cristiano Schusler, de 41 anos.
As outras duas mortes foram em Ibiraiaras. As vítimas são Delve Francescatto, 50 anos e Ironi de Fátima Godoi Francescatto, 44 anos.