
Passo Fundo deve decretar situação de emergência por causa das chuvas intensas ocorridas desde sábado (2). A decisão foi tomada depois de uma reunião do prefeito Pedro Almeida com os órgãos de segurança pública, Defesa Civil e secretários municipais, na tarde desta segunda-feira (4).
O decreto deve possibilitar ao município adotar medidas mais rápidas em resposta às demandas comunitárias. Segundo a Defesa Civil, a cidade possui 131 desalojados e pelo menos 40 pontos de alagamento.
O bairro mais prejudicado é o Entre Rios, com relatos de casas alagadas e móveis perdidos. Um homem morreu no local depois de uma descarga elétrica.
O balanço da Defesa Civil municipal traz os seguintes números:
- 15 bocas de lobo desobstruídas para drenagem de água
- sete vias públicas interditadas
- três riachos desobstruídos
- 17 pessoas resgatadas
- 11 pessoas encaminhadas para a Casa de Passagem
- 20 casas destelhadas
— Nossas equipes seguem mobilizadas e a prioridade é atender a população — afirmou Almeida.
Por causa da suspensão do transporte escolar em localidades do interior, a Secretaria de Educação informou que, nesta terça-feira (5), as aulas na EMEF Leão Nunes de Castro estão canceladas.
O Centro Pop, Casa de Passagem e o ginásio da Paróquia Santo Antônio, no Bairro Petrópolis, estão preparados para receber os desalojados. Veja como fazer doações em Passo Fundo na reportagem.