A fachada permanece a mesma, mas em cerca de dois meses a comunidade passo-fundense poderá conhecer um novo Prédio Texas. Patrimônio histórico da cidade, a estrutura que vai abrigar as turmas do Instituto Educacional de Passo Fundo (IE) está com mais de 80% das obras de restauração concluídas e a espera do ano letivo de 2024, que começa em 19 de fevereiro.
Parte das melhorias com foco em acessibilidade, segurança e conexão tecnológica foi apresentada na manhã deste sábado (16). A expectativa é receber mais de 270 alunos do Ensino Médio no ano que vem, além dos que já estão no Ensino Fundamental.
Interditado em 2015 por questões de segurança e comprometimento da estrutura centenária, o prédio foi a leilão em 2022 e acabou adquirido por R$ 30 milhões. E de acordo com Erasmo Carlos Battistella, mantenedor do IE e presidente da ECB Group – que comprou o prédio, já foram investidos mais de R$ 10 milhões só na restauração.
Um legado moderno
A fundação original se mantém a mesma da década de 1920, mas no interior do imóvel uma transformação aconteceu. Com um grande pé-direito, a estrutura passou de dois pra três andares, todos com climatização e conexão através de cabos embutidos nas centenárias pedras de basalto.
Um elevador também foi instalado para facilitar o acesso as mais de 10 salas, que vão receber as turmas e abrigar ainda biblioteca, estúdio para produções audiovisuais, equipamentos de ponta para impressão 3D e uma sala dedicada às artes.
Responsável pela obra iniciada em março deste ano, o arquiteto Ricardo Lângaro conta que foram envolvidos 17 profissionais de diferentes ramos da engenharia e da arquitetura na missão de preservar a história do Texas, sem deixar de aliar a modernidade.
- As telhas de barro, por exemplo, eram francesas e faziam parte do tombamento. Então tivemos que fazer muitos estudos para conseguir manter o peso da estrutura e ainda incluir as caixas d'água - explica Lângaro.
E para valorizar esse patrimônio da cidade, toda fiação da quadra em frente ao edifício foi removida e substituída for tubulação subterrânea. O complexo possui ainda placas solares e é praticamente autossuficiente.
- Para nós é motivo de muito orgulho poder devolver para Passo Fundo esse prédio histórico mantendo as características externas, mas internamente entregando um prédio moderno, com muita tecnologia, aconchego e segurança para os alunos – avalia Battistella.
Patrimônio histórico de Passo Fundo
Fundado em março de 1920, o Prédio Texas pertenceu à Igreja Metodista do Brasil. O nome é uma homenagem à universidade norte-americana que financiou a sua construção. Seu primeiro diretor foi o reverendo Jeronymo Daniel.
Em 27 de abril de 1994, o prédio foi tombado como patrimônio histórico de Passo Fundo. O Texas está localizado na Avenida Brasil Oeste, urbanisticamente privilegiado e localizado na espinha dorsal da trama urbana, próximo a uma das entradas da cidade. Suas características urbanas e arquitetônicas o destacam no seu entorno.
Durante a reforma, objetos que contam a história do prédio foram encontrados nos escombros. Com o auxílio da Universidade de Passo Fundo, devem agora fazer parte de um memorial, que está previsto para ficar no andar térreo do Texas.
Uma figueira também crescia entre as madeiras do prédio. A planta foi cuidadosamente removida e agora está replantada no canteiro central da Avenida Brasil, bem na frente do prédio.