Na segunda-feira (20), o presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky visitou o Instituto Educacional de Passo Fundo, onde estudou. Durante a passagem, Sirotsky compartilhou histórias da sua época na escola, destacando a importância de instituições de ensino comprometidas com a formação integral dos alunos.
Durante a visita, a comitiva acompanhou as melhorias realizadas no Instituto. Em particular, foi ressaltada a recente revitalização do Prédio Texas, que abrigará o ensino médio em 2024. Jayme esteve acompanhado de sua esposa Luiza Psilla e Mauro Sergio Vanin, gerente executivo da RBS TV na Região Norte.
Erasmo Carlos Battistella, mantenedor do IE e presidente da ECB Group, e Luciana Azambuja Battistella, mantenedora e presidente do conselho consultivo do IE, acompanharam a visita. Junto, estavam ainda o diretor geral da escola, Marcos Wesley, Marcos Alexandre Cittolin, conselheiro de administração da Be8 e Ricardo Langaro, arquiteto encarregado das obras em andamento.
Prédio é patrimônio histórico de Passo Fundo
Fundado em março de 1920, o Prédio Texas do IE pertenceu à Igreja Metodista do Brasil. O nome é uma homenagem à universidade norte-americana que financiou a sua construção. Em 27 de abril de 1994, o prédio foi tombado como patrimônio histórico de Passo Fundo.
A estrutura foi interditada em 2015, por questões de segurança. Madeiras do assoalho, forro e escadas não resistiram aos cupins, o que levou à fragilidade da estrutura. O complexo foi a leilão e adquirido em 2022 por R$ 30 milhões. Agora, uma grande obra orçada em R$ 5 milhões revitaliza o prédio.
A previsão é reabrir as portas em 18 de fevereiro de 2024, dois dias antes do início das aulas. A partir disso, o instituto vai receber 270 alunos do Ensino Médio, além dos que já estão no Ensino Fundamental.